Programas
Programa Conhecer para Prevenir
Defesa Civil na Educação


Aplicação dos fundamentos de proteção e defesa civil nos currículos escolares é uma crescente preocupação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Logo, o uso dos estabelecimentos de ensino como multiplicadores dos fundamentos de proteção e defesa civil vêm ao encontro das expectativas nacionais. Em Curitiba estas ações são desenvolvidas no nível local.


Em 2005 este projeto foi idealizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC CURITIBA, e elaborado em parceria com as Secretarias Municipais da Educação - SME e da Defesa Social - SMDS, no intuito de atender às orientações preceituadas no Decreto Federal n.o 5.376/05 e na Lei Municipal n.o 11.645/05.


O projeto começou a ser realizado nas unidades do Núcleo Regional da Educação na Matriz, tendo a Escola Municipal Mirazinha Braga, como projeto modelo. Os resultados foram tão bons que se decidiu ampliá-lo a toda rede municipal de ensino.


Em 2007 com a primeira etapa, ocorreu o lançamento do Programa em 22 unidades da SME atingindo em 2014 um total de 359 unidades atendidas e mais de 616 mil pessoas envolvidas no programa.


Além de receber a orientação e o suporte técnico da equipe de Proteção e Defesa Civil Municipal, as unidades contam com o acompanhamento pelos Núcleos Regionais da Educação e da Defesa Social, bem como, representantes dos Departamentos da SME e da SMDS.


Com o objetivo de estabelecer um vínculo maior no dia a dia entre crianças, escola e comunidade, prevê-se treinamento destas para se tornarem Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil.


As crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecem os principais fenômenos naturais, deste modo, despertando nos futuros agentes mirins consciência de preservação do meio ambiente, prioritariamente dos recursos naturais: água, ar e solo.


Professores, Educadores e Funcionários das unidades participantes são capacitados em Prevenção e Combate a Incêndios, Primeiros Socorros e Plano de Abandono.


A proteção e defesa civil, como conteúdo complementar ou como atividade extracurricular nas escolas, representa a possibilidade de fazer com que a comunidade escolar tenha conhecimento sobre os riscos a que suas famílias estão sujeitas. Assim sendo, poderá se prevenir corretamente das múltiplas ameaças dos dias atuais. Também, neste sentido, será esclarecida sobre a melhor preparação e as posturas que deve adotar perante os acidentes ou desastres, se estes, infelizmente, vierem a acontecer ou, quem sabe, atingi-la de algum modo.


Em 22 de dezembro de 2014 foi promulgada pela Prefeitura Municipal de Curitiba a Lei Municipal n° 14.579 que dispõe sobre a implantação e manutenção do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir - CPP, em todas as instituições de Ensino em Curitiba.


Com esta nova Legislação Municipal, Curitiba adota uma Política Municipal inédita e inovadora no Paraná, que estabelece medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas, priorizando as situadas em áreas de risco, para todas as instituições de ensino de Curitiba, sejam elas equipamentos municipais, estaduais, federais ou particulares.


No ano de 2014, em que se comemorou o nono ano de implantação do PROGRAMA DEFESA CIVIL NA EDUCAÇÃO - CONHECER PARA PREVENIR, as Secretarias Municipais da Educação, da Defesa Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil promoveram o concurso para a escolha do nome dos "Mascotes" nas regionais de Curitiba, destinado aos estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, com o intuito de maior envolvimento das unidades nas ações promovidas pelo Programa e de promoção da reflexão sobre a importância da cultura de prevenção no cotidiano da sociedade.


O tema escolhido para o mascote representa a figura do imaginário criada a partir dos atos e reflexões relacionados ao comportamento e postura de prevenção nos diversos espaços na regional de Curitiba a qual pertence esse mascote.

São eles:


Regional Matriz - Max

Regional Matriz - MAX


Regional Boqueirão - Mivil

Regional Boqueirão - MIVIL


Regional Pinheirinho - Gralha civil

Regional Pinheirinho - GRALHA CIVIL


Regional Santa Felicidade - Apollo

Regional Santa Felicidade - APOLLO


Regional CIC - Bethoven

Regional CIC - BETHOVEN

Regional Bairro Novo - Prevenildo

Regional Bairro Novo - PREVENILDO


Regional Cajuru - Loro da patrulha

Regional Cajuru - LORO DA PATRULHA


Regional Portão - Chispa foguinho

Regional Portão - CHISPA FOGUINHO


Regional Boa Vista - Formitiba

Regional Boa Vista - FORMITIBA


Regional Tatuquara - Tatudobem

Regional Tatuquara - TATUDOBEM



Fotos dos simulados realizados em unidades escolares municipais de Curitiba:


Regional Boa Vista - Formitiba Regional Boa Vista - Formitiba Conhecer para Prevenir
Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná