Noticias
Voltar
Treinamento de emergência em escola municipal mobiliza Defesa Civil

Foto do Treinamento de emergência em escola municipal mobiliza Defesa Civil

Cerca de 300 crianças de 4 a 12 anos da Escola Municipal Foz do Iguaçu, no bairro Santa Felicidade, participaram de um simulado de incêndio na manhã desta quinta-feira (8). A ação faz parte do programa "Conhecer para prevenir", uma parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Secretaria Municipal de Educação.


O programa foi implantado em 2007 e tem a orientação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Curitiba (Comdec). Atualmente o "Conhecer para prevenir" está presente em 81 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e a meta é que chegue a 107 unidades de ensino até o fim do ano. Em todas as 9 regionais da cidade existe pelo menos uma unidade de ensino que participa do programa.


"O programa é importante porque trata de uma questão de segurança. Além do treinamento de alunos, professores e funcionários, a Defesa Civil verifica se as edificações são seguras e oferecem saídas de emergência. Vistoriamos os prédios para ver se estão apropriados e fazemos correções nas estruturas caso seja necessário", disse Roberto Assis, superintendente da Defesa Social.


A Escola Municipal Foz do Iguaçu participa do "Conhecer para prevenir" desde 2008, e a cada 15 dias é feito um treinamento do programa. A diretora Rosemeire Velozo afirmou que alguns corredores da escola passaram por mudanças para facilitar rotas de fuga em situações de emergência. "Todas as alterações foram por causa do programa. Hoje existem placas de sinalização que facilitam a evacuação e o trânsito das pessoas", disse Rosemeire.


Duas etapas


Na manhã desta quinta-feira (8) foi usada fumaça artificial para simular um incêndio no colégio. Quando a sirene tocou, as crianças saíram de forma ordenada das salas, em fila e com as mãos para trás. A postura foi passada durante os treinamentos e serve para evitar que as crianças batam os braços em locais quentes ou em chamas.


A estudante Lauren Pliskieviski Dallazuana, de 9 anos, do 4.º ano, aprendeu como agir em situações de emergência com o "Conhecer para prevenir". "Agora sabemos como proteger nossa vida. Aprendi que se algum lugar pegar fogo não devemos pegar bem material nenhum e sim salvar nossas vidas e dos nossos colegas", disse.


Na escola Foz do Iguaçu foi definida a quadra de esportes, nos fundos do terreno, como ponto seguro do colégio em caso de alguma situação de emergência. Quando todas as crianças estavam na quadra uma nova sirene foi tocada e os alunos evacuaram a escola. "Todos foram treinados para sair do colégio sem pânico", disse o guarda municipal Nilson Calado de Miranda, da regional Santa Felicidade.


"Nesse simulado foi proposto que a quadra não era segura, para as crianças saírem para a rua. O trânsito foi orientado por um guarda municipal e todos os alunos e funcionários saíram em segurança do terreno", disse o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba.


Toda a ação, desde a saída das crianças das salas de aula até a evacuação completa do prédio durou 5 minutos e 50 segundos. "Esse é um tempo para que o Corpo de Bombeiros chegue para apagar o fogo. Eliminamos ao máximo o risco para as crianças", definiu o inspetor Nelson.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná