Noticias
Operação fiscaliza transporte de produtos perigosos na Linha Verde

Operação fiscaliza transporte de produtos perigosos na Linha Verde

Uma operação conjunta fiscalizou na manhã desta quinta-feira (25/5) veículos que transportavam produtos perigosos pela Linha Verde, no Pinheirinho. A ação é uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a Prefeitura de Curitiba. A iniciativa também integra as atividades do Maio Amarelo, mês dedicado à promoção da segurança no trânsito.


Durante a fiscalização, 13 caminhões que transportavam produtos perigosos foram abordados, sendo que seis deles foram notificados por apresentarem irregularidades.


  • Entregadores de aplicativo recebem orientações de segurança no trânsito em Curitiba
  • Defesa Civil faz operação de fiscalização de produtos perigosos na Rodoviária de Curitiba
  • Trabalhadores da Linha Verde têm orientação sobre prevenção de acidentes nas ruas

  • O guarda municipal Rodrigo Alípio, chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba, explica que essa é a primeira vez que a operação é realizada na Linha Verde, rodovia que cruza a cidade. Segundo ele, o município foi o responsável pela organização e logística da operação que também era uma demanda da ANTT.


    “A intenção é prevenir acidentes e garantir a segurança das pessoas que circulam pela Linha Verde, além de orientar o motorista de que é preciso respeitar e cumprir a legislação vigente” destacou Alípio.


    Entre os itens fiscalizados estão a documentação necessária para esse tipo de transporte, as condições do veículo e de armazenamento da carga, a sinalização de acordo com a norma, a existência de equipamentos de proteção individual e para situações de emergência.


    Equipes da Defesa Civil de Curitiba, Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito (Setran) participaram da fiscalização que envolveu ainda o Conselho Regional de Química do Paraná (CRQ) e o Corpo de Bombeiros, totalizando cerca de 20 profissionais.


    Iniciativa

    Em 2023, o Maio Amarelo completa dez anos no Brasil e mais uma vez coloca em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.


    O movimento internacional teve início em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela, nesse caso, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


    Capacitações

    Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


    Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



    Telefones
    © 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
    Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
    defesacivil@curitiba.pr.gov.br
    Curitiba - Paraná