O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta quarta-feira (5/4) o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres de Curitiba (Sisaa Prev). O evento ocorreu na Fazenda Urbana, no Cajuru, local que recebeu a primeira das dez estações meteorológicas que estão sendo implantadas na cidade.
“O que nós estamos vendo é a preparação da cidade para ser mais forte que as dificuldades. Eu tenho pressa em ver a cidade cada vez mais verde, tenho pressa em criar espaços urbanos úteis, como as hortas comunitárias e as fazendas urbanas. Tenho pressa de fazer grandes obras de macrodrenagem. É muito importante nós nos atentarmos para o clima”, disse o prefeito.
Com novas estações, Defesa Civil dá um salto no monitoramento climático da cidade
Greca inaugura Pirâmide Solar do Caximba nos 330 anos de Curitiba
Curitiba renova participação em campanha de cidades resilientes da ONU
Greca também destacou o Plano de Ação Climática da cidade e todos os projetos que derivam dessa preocupação ambiental, como a Pirâmide Solar do Caximba. “Nós havemos de chegar a 2030 com índices aceitáveis de sustentabilidade e de apoio à segurança climática”, afirmou.
Sistema
O novo sistema, composto de dez estações meteorológicas adquiridas pelo município, permite uma coleta de dados mais precisa dos fenômenos climáticos. Com a nova tecnologia, a Defesa Civil amplia sua capacidade de prevenção de desastres e de proteção aos cidadãos.
“A Defesa Civil de Curitiba está preparada não só para aquilo que está acontecendo agora, mas para o futuro que a ciência está prevendo para o nosso planeta”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
A efetivação do Sisaa Prev é fruto do investimento de R$ 2 milhões - recursos do município e da Câmara Municipal.
Além da Regional Cajuru, outras nove irão receber o equipamento que irá ajudar a gerar dados para uma leitura dos microclimas locais da capital. Todas as informações serão compartilhadas e disponibilizadas no site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), através de um termo de cooperação.
Participaram o climatologista Paulo Nobre; o professor e pesquisador Wilson Nobre; secretários municipais; vereadores; o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro; o diretor Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; servidores e voluntários da Defesa Civil; representantes da comunidade; administradores regionais; e representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil estadual e do Simepar.