O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou da abertura do I Fórum Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (15/3), no Salão de Atos do Parque Barigui. O objetivo do evento foi compartilhar boas práticas para prevenção de desastres e para a resiliência das cidades.
“Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Curitiba, pois são vocês, de colete laranja, que salvam vidas e levam esperança às pessoas nos momentos mais difíceis”, disse o vice-prefeito, que também recebeu uma homenagem dos integrantes da Defesa Civil municipal.
Contra mudanças climáticas, Curitiba reduz emissões e investe em recuperação do ambiente urbano
Greca planta muda número 330 mil em comemoração ao aniversário de Curitiba
Defesa Civil de Curitiba participa de encontro internacional para redução de riscos de desastres
Segundo Pimentel, a atuação integrada com a Região Metropolitana é fundamental para o avanço desse trabalho. “As experiências que tivemos em Curitiba de integração com as demais cidades da região foram bem-sucedidas, em todas as áreas. Tenho certeza que agora não será diferente”, afirmou.
Clément da Cruz, representante da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030) - MCR2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), participou da abertura do Fórum de forma online.
“Curitiba tem tido um papel importante de participação, troca de experiências e ações de mitigação das ações climáticas no MCR 2030. A cidade é um centro de referência de boas práticas e pode levar isso à região metropolitana, pois os eventos adversos não respeitam os limites entre municípios”, destacou Cruz.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, Curitiba conta com excelente planejamento. “Temos protocolos estabelecidos para todos os tipos de eventos adversos. O município tem trabalhado em diferentes frentes, inclusive na prevenção com o monitoramento climático. O objetivo é estar preparado e saber o que fazer em um momento de crise”, disse.
Forúm
Curitiba renova participação em campanha de cidades resilientes da ONU
Curitiba investe na prevenção de desastres com a aquisição de estação hidrológica
Com novas estações, Defesa Civil dá um salto no monitoramento climático da cidade
Aberto ao público, o evento organizado pela Defesa Civil de Curitiba contou com a participação de municípios vizinhos e até de outros estados. Ao longo do dia, foram ministradas palestras e discutida a temática.
A carta aberta Curitiba 330 anos foi elaborada com sugestões dos participantes do Fórum para o fortalecimento da governança e das ações integradas. O documento deve ser encaminhado aos gestores dos municípios participantes.
Participaram o coordenador da Defesa Civil de Curitiba e organizador do evento, Nelson Ribeiro; o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; os secretários municipais de Ordem Pública dos municípios de Campo Largo, Mandirituba e Almirante Tamandaré; o superintendente executivo da Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; o representante da Defesa Civil de Santa Catarina, capitão Gulin; e administradores das regionais da Prefeitura.