Defesa Civil capacita servidores no atendimento a emergências com produtos perigosos

A Defesa Civil de Curitiba organizou nesta semana (de 12 a 16/12) um curso de capacitação para atendimento a emergências com produtos perigosos. Envolvendo atividades teóricas e práticas, o exercício foi destinado a 23 integrantes das coordenadorias municipais de Defesa Civil e guardas municipais da região metropolitana de Curitiba, além de integrantes Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba.

A voluntária da Defesa Civil de Curitiba Yasmin Maya Maciel conta que participou de um curso deste tipo pela primeira vez.

“Foi uma experiência fantástica. O curso teve muito conteúdo e um bom equilíbrio de atividades teóricas e práticas, e com isso nós conseguimos ter uma experiência muito próxima da realidade”, comenta Maciel.

• Defesa Civil de Curitiba atua na fiscalização de veículos com produtos perigosos
  • Defesa Civil elabora novo plano para emergências com produtos perigosos
  • Com novas estações, Defesa Civil dá um salto no monitoramento climático da cidade

• Preparo e segurança

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, também considera que a semana de treinamento foi positiva. “Nós conseguimos reunir representantes de várias entidades de segurança do Paraná para falar de produtos perigosos, que estão presentes em todas as cidades e que devem ser transportados e comercializados com cuidado para evitar acidentes”, explica ele.

A necessidade de discutir esse tema que afeta todas as cidades do estado também foi um destaque apontado pelo primeiro sargento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, Sérgio Roberto da Rocha, que participou do curso.

“O curso teve bastante significância e foi de grande valia para os participantes, já que acidentes deste tipo acontecem diariamente, e as prefeituras devem estar preparadas para responder a estas situações de forma adequada”, descreve Rocha.

Simulado de acidente

Para concluir a semana de treinamentos, a Defesa Civil organizou um simulado prático de acidente envolvendo produtos perigosos na manhã desta sexta-feira (16/12), no Parque dos Tropeiros, localizado no bairro CIC.

Durante a atividade, os participantes se dividiram em equipes e aplicaram os conhecimentos trabalhados durante o curso respondendo a uma situação de vazamento de produtos perigosos com vítimas, após a colisão de dois veículos.

Operação Hommel

O curso faz parte Operação Hommel, desencadeada no dia 28/11 com o envio de agentes de Proteção e Defesa Civil de Curitiba para a realização do Curso Internacional HAZMAT - Nível de Comando de Emergência Química, que ocorreu em Nova Odessa (SP), e que também incluiu uma ação conjunta de fiscalização executada no dia 6/12.

O nome de Operação Hommel foi dado em virtude do Diamante de Hommel, que é uma sinalização internacional para identificar os riscos dos produtos perigosos. A operação se estenderá até o dia 27 de janeiro de 2023, com uma série de ações.