Estudantes de Curitiba combatem simulação de incêndio e treinam primeiros socorros

Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (10/11). Eles apagaram uma simulação de incêndio utilizando mangueiras e extintores, participaram de exercícios físicos com obstáculos e ainda aprenderam sobre primeiros socorros.

As ações fazem parte do Programa Conhecer para Prevenir (CCP), que encerrou suas atividades em 2022 com um dia de prática no Bristol Centro de Treinamento, em Araucária.

Participaram, ao longo do dia, alunos do 5º ano do ensino fundamental, dos dez núcleos regionais da cidade.

Programa
  • Prefeitura de Curitiba apresenta aos vereadores o programa Conhecer para Prevenir
  • Escolas e CMEIs reforçam proteção às crianças com maletas de primeiros-socorros
  • Boas práticas da rede municipal são ensinadas a escolas particulares

• O CPP orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios. Coordenado pela Defesa Civil de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o programa conta com treinamento e simulados periódicos ofertados em Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“O CPP preserva vidas e já tem o envolvimento de toda nossa comunidade escolar", disse o superintendente executivo da educação, Oséias Santos de Oliveira, que esteve no encerramento das atividades.

Experiência

A estudante do CEI David Carneiro, Akemi Wako, de 9 anos, aprovou a atividade. “Achei muito legal, um dia diferente, gostei”, disse ela.

Já Arthur Diego de Goes Braga, de 10 anos, achou os exercícios práticos bastante similares ao que aprendeu na escola, na teoria. “Nós já tínhamos treinado o exercício outras vezes na escola, é bem parecido. Aqui fiz tudo bem certinho como me ensinaram. Achei muito legal” contou o estudante.

A diretora de logística da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize, reforçou a preocupação do município com o maior tesouro curitibano, as crianças.

“Estamos celebrando o encerramento de 2022 com ações práticas para as crianças da rede municipal e felizes em ver a participação e envolvimento para que eles realmente sintam na prática o que é a prevenção”, afirmou Brandalize.

Apresentações
  • Teatro de Fantoches e Cão Amigo divertem alunos da Apae

• Além de todo o aprendizado prático do CCP, os estudantes também assistiram às apresentações do Teatro de Fantoches e do Cão Amigo, dois projetos sociais da Guarda Municipal de Curitiba que possuem caráter educativo e abordam temas como higiene pessoal, segurança no trânsito, educação ambiental, respeito aos animais.