Noticias
Defesa Civil capacita servidores para atender emergências e primeiros socorros

Defesa Civil capacita servidores para atender emergências e primeiros socorros

Servidores da Fundação Cultural de Curitiba participaram de uma capacitação de brigada de emergência e primeiros socorros ministrada pela equipe da Defesa Civil municipal. A última aula ocorreu nesta quarta-feira (5/10) em um Centro de Treinamento do Jardim Social.


Dividido em aulas teóricas e práticas, o curso tem carga horária total de 20 horas e foi elaborado pela Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). O conteúdo compreende primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além de sistema de comando de incidentes, que consiste na organização de operações para auxiliar a Polícia, a Guarda Municipal, os Bombeiros, conforme cada situação.


  • Em fase de teste, primeira estação meteorológica da Defesa Civil é instalada em Curitiba
  • Leilão on-line da Setran oferece 26 veículos em condições de circulação
  • Defesa Civil e hospitais se organizam para enfrentar situações de emergência

  • Taitiana Pereira dos Santos trabalha na Fundação Cultural há 31 anos e gostou de participar do treinamento que considera essencial em sua área de atuação.


    “Nós lidamos com eventos que reúnem uma grande quantidade de pessoas. É importante que estejamos aptos para atuar no primeiro atendimento até a chegada de suporte ou até mesmo socorrer algum colega que venha precisar de atendimento”, diz a servidora.


    Segundo o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, diversas secretarias e regionais da Prefeitura já receberam a capacitação que é constante.


    “Os profissionais são capacitados para executar e seguir planos de abandono do prédio, primeiros socorros, entre outras emergências, o que garante a segurança e a tranquilidade de servidores e do público que é atendido nesses locais”, resumiu o coordenador.


    Atuaram como instrutores os guardas municipais Nelson Ribeiro, Pedro Rafael Ioungblood, Rodrigo Alípio, Marcelo Santos e Jenifer Saydelles, todos integrantes da Defesa Civil do Município.


    Capacitações

    Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


    Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



    Telefones
    © 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
    Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
    defesacivil@curitiba.pr.gov.br
    Curitiba - Paraná