Com novas estações, Defesa Civil dá um salto no monitoramento climático da cidade

Para ampliar a capacidade de prevenção de desastres na capital paranaense, a Defesa Civil de Curitiba realizou nesta semana, em pregão online, a compra de estações meteorológicas que permitem uma coleta de dados mais precisa de fenômenos climáticos.

A licitação pública feita pela Prefeitura de Curitiba resultou na compra de dez plataformas de coleta de dados meteorológicos e de um software especializado por R$ 487,7 mil. Após a elaboração de um plano de trabalho com a empresa vencedora do pregão, os dispositivos serão instalados em todas as regionais da cidade em até 120 dias.

• Operação conjunta fiscaliza transporte de produtos perigosos na CIC
  • Defesa Civil e hospitais se organizam para enfrentar situações de emergência
  • Curitiba renova participação em campanha de cidades resilientes da ONU

• Ao contrário dos equipamentos já existentes na cidade, que apenas coletam dados sobre os níveis de chuva, os novos dispositivos também possuem sensores que detectam uma variedade maior de indicadores climáticos, incluindo rajadas de vento, radiação solar, pressão atmosférica e temperatura.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Nelson Ribeiro, os equipamentos vêm para preencher uma lacuna nos sistemas de proteção de Curitiba.

“Hoje nós trabalhamos com dados do Simepar e do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres, porém as estações destes órgãos estão presentes apenas em alguns locais da cidade. Com estas dez estações novas, nós vamos conseguir mapear Curitiba inteira, de forma ampla, e tornar a resposta dos órgãos da Prefeitura mais eficiente”, explica Ribeiro.

“O software vai estar conectado às bases de dados da Prefeitura, permitindo um acesso direto da Defesa Civil às informações coletadas. Ele também pode ser integrado a aquisições futuras de novas estações, levando a uma previsibilidade maior, e consequentemente, a uma gestão mais eficiente à nossa comunidade”, completa o coordenador.

Cidade resiliente

• Pontos monitorados pela Muralha Digital têm redução de crimes em até 40%
  • Smart City coloca Curitiba no centro das discussões sobre cidades inteligentes

• Curitiba conta ainda com um grande sistema integrado de monitoramento por câmeras, a Muralha Digital. São olhos virtuais voltados à segurança, melhoria no trânsito e acompanhamento em tempo real de situações emergenciais, que auxiliam o trabalho da Defesa Civil.

Em situações críticas causadas por efeitos adversos, como fortes chuvas e ventanias, a Muralha Digital consegue contribuir e concentrar esforços de resposta acompanhando as situações por meio de imagens dos locais afetados.

Os dados que serão coletados pelas novas estações meteorológicas futuramente irão abastecer as equipes que trabalham 24 horas por dia no Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha Digital no atendimento a emergências.