Operação conjunta fiscaliza transporte de produtos perigosos na CIC

Uma operação conjunta fiscalizou na manhã desta sexta-feira (5/8) veículos que transportavam produtos perigosos e passavam pela Rua José Rodrigues Pinheiro, na CIC. A ação resulta de uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a Prefeitura de Curitiba.

Em um período de uma hora e meia de fiscalização, 12 caminhões que transportavam produtos perigosos foram abordados, sendo que dez deles foram notificados por apresentarem irregularidades.

Equipes da Defesa Civil de Curitiba, do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal (GTran) e da Superintendência de Trânsito (Setran) participaram da fiscalização que envolveu ainda Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Receita Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, entre outros órgãos, totalizando cerca de 70 profissionais.

• Defesa Civil e hospitais se organizam para enfrentar situações de emergência
  • Defesa Civil alerta para os cuidados com o gás de cozinha
  • Pontos monitorados pela Muralha Digital têm redução de crimes em até 40%

• O guarda municipal Rodrigo Alípio, da Defesa Civil de Curitiba, explica que o município foi o responsável pela organização e logística da operação que busca prevenir e evitar possíveis emergências com carga perigosa.

“A intenção é orientar o motorista de que é preciso respeitar e cumprir a legislação vigente, pois ele também pode vir a ser uma vítima dessa irregularidade em uma situação de emergência”, alerta Alípio.

Entre os itens fiscalizados estão a documentação necessária para esse tipo de transporte, as condições do veículo e de armazenamento da carga, a sinalização de acordo com a norma, a existência de equipamentos de proteção individual e para situações de emergência.

Capacitação

A operação faz parte da conclusão do curso de Fiscalização e Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos ofertado pela ANTT. Ao todo, 15 servidores da Prefeitura participaram da capacitação que tem carga horária de 40 horas e possui atividades práticas e teóricas.

Operação de Trânsito

Além da operação para o transporte de produtos perigosos, equipes da Setran e da GTran fizeram uma ação de fiscalização e orientação aos demais motoristas que passavam pelo local.

Dos 37 veículos (carros, motos e caminhões) abordados, 31 foram multados por irregularidades. Seis veículos precisaram ser removidos.