Agentes de Proteção e Defesa Civil têm papel estratégico na vacinação

Em seis meses de campanha de vacinação contra a covid-19, os agentes de Proteção e Defesa Civil têm apoiado o trabalho exemplar dos profissionais da saúde. Desde o início da imunização, em janeiro, eles auxiliam nas unidades de saúde e no Pavilhão da Cura do Parque Barigui, instalando tendas, ajudando na triagem dos cidadãos e orientando a população.

De acordo com o inspetor Nelson Ribeiro, coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, os agentes estão sempre a postos para ajudar os servidores que são responsáveis pela vacinação dos curitibanos.

“A Defesa Civil tem papel preponderante na gestão do risco, no gerenciamento de desastres, bem como na construção de uma cidade mais resiliente. Na vacinação não poderia ser diferente. Nosso papel é cuidar, proteger e ajudar em todos os postos tirando dúvidas, organizando e também auxiliando e orientando os cidadãos”, disse o coordenador.

Mesmo em tempos tão complicados e perigosos, por causa da pandemia, os agentes fazem questão de estar presentes e ajudar os cidadãos curitibanos a voltar a vida normal o mais rápido possível.

"Nós, voluntários da Defesa Civil, com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, somos a linha de frente nesta campanha de vacinação. Organizamos as filas, acalmamos os ânimos daqueles que estão nervosos, informamos sobre a campanha de vacinação e os documentos necessários e encaminhamos até a sala de vacinação. Fazemos de tudo para que as pessoas se sintam acolhidas por toda equipe envolvida”, disse James Mauricio Schade, coordenador técnico e da Defesa Civil da Regional Bairro Novo.

Marlene Crispim, gestora e técnica da Defesa Civil da Regional CIC, sente-se privilegiada por participar do grupo de apoio da vacinação contra a covid-19.

“Nós vamos vencer essa batalha ajudando aqui nos postos de vacinação, usando máscara e respeitando o distanciamento social. Estamos sempre a postos para ajudar a população”, afirmou Marlene.

Nas situações mais complicadas, a Defesa Civil de Curitiba está 24 horas à disposição da população. Basta ligar no 199.