Noticias
Programa Cidades Resilientes é apresentado à Região Metropolitana

Programa Cidades Resilientes é apresentado à Região Metropolitana

As vantagens da construção da resiliência pelas administrações municipais e a necessidade da integração entre órgãos locais foram temas apresentados junto ao Comitê do Programa Cidades Resilientes, da Defesa Civil, no município de Campo Largo, na última semana. A reunião foi um convite do coordenador de Defesa Civil da cidade vizinha, Arildo Portugal.


A partir do objetivo de alinhar as políticas municipais de prevenção, mitigação e adaptação às mudanças climáticas com as internacionais, o Comitê do Programa Cidades Resilientes é o órgão responsável por difundir e aplicar os ideais propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


“Desde a década de 1940, Curitiba pensa na resiliência. Temos como exemplo o Parque Barigui, que é utilizado como uma área de lazer e que também funciona como área de contenção de cheias. O principal objetivo dessas ações do comitê é criar soluções para momentos de crise”, exemplifica o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil da capital, inspetor Nelson Ribeiro.


Integração


Outra pauta debatida foi a criação do Conselho Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, projeto que prevê a participação de 29 municípios da Região Metropolitana no intuito de integrar ações e compartilhar experiências.


Um dos critérios para a participação no Conselho é a adesão ao Programa Cidades Resilientes. “É importante que todas as cidades que vão participar desse conselho também tenham aderido ao programa da ONU”, explica Ribeiro.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná