Noticias
Defesa Civil propõe criação de Conselho Metropolitano

Defesa Civil propõe criação de Conselho Metropolitano

Em ações pontuais e de maneira informal, a integração da Defesa Civil de Curitiba com os órgãos de municípios vizinhos acontece regularmente. Agora, a capital propõe o fortalecimento de ações integradas de maneira consolidada, a partir da criação do Conselho Metropolitano de Proteção e Defesa Civil do Paraná.


A proposta foi apresentada a representantes de 13 municípios da Região Metropolitana em encontro virtual nesta quarta-feira (16/6).


“Nenhum de nós é mais forte do que todos trabalhando juntos, de forma sinérgica, democrática e participativa”, afirmou o secretário Péricles de Matos durante a abertura da reunião.


Foi apresentada uma carta de adesão, a partir da qual cada cidade possa acrescentar sugestões e devolver o documento. “A partir do Conselho, podemos intensificar o compartilhamento de informações e capacidades técnicas na formação dos agentes de Proteção e Defesa Civil, além da elaboração de projetos integrados para a construção de cidades resilientes”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.


Iniciativa da ONU para promover a gestão local de risco de desastres nas Américas, resiliência é a característica de estar preparado para emergências (como os estragos causados por um temporal).


“Defesa Civil não é uma instituição, é um sistema do qual todas as secretarias municipais fazem parte. Nós somos os mobilizadores e integradores desse sistema e devemos trabalhar dentro de cada município nesse sentido”, pontuou o coordenador da Defesa Civil da capital.


Ribeiro destacou que, por meio do Conselho Metropolitano, torna-se mais fácil adquirir viaturas e materiais de prevenção a eventos adversos, bem como a captação de recursos financeiros, subvenções sociais ou econômicas, de órgãos públicos e entidades privadas, por meio de convênios, contratos ou acordos.


“A Defesa Civil também ganha em força organizacional. Temos problemas conjuntos que podem ser divididos, soluções integradas e mais eficazes que podemos buscar, estabelecendo protocolos padrão”, defende.


Receptividade


A iniciativa de criação do Conselho Metropolitano teve boa aceitação entre os participantes. “Cada município tem suas dificuldades e vê o trabalho da Defesa Civil de um ângulo diferente”, observou o coordenador técnico de Defesa Civil de Campo Largo, Arildo Portugal dos Santos.


Já o coordenador do órgão por Piraquara, Marcelo Alcine, destacou a necessidade de apoio dos gestores municipais. “É fundamental para que não estejamos despreparados no enfrentamento a um evento adverso”, disse.


Participaram do encontro on-line o diretor do Gabinete de Gestão Integrada de Curitiba, Munir Guérios Filho, e representantes dos municípios de Agudos do Sul, Dr. Ulysses, Piraquara, Pinhais, Campo Magro, Campo do Tenente, Campo Largo, Tunas do Paraná, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná