Plano de Defesa Civil orienta à redução de riscos

Defesa Civil é homenageada pelo Exército Brasileiro

A orientação para a prevenção e redução aos riscos de catástrofes foi destaque como política pública de Defesa Civil, na reunião da Câmara Temática 3, dos Planos Setoriais de Curitiba, realizada na quinta-feira (6/5), pelo Conselho da Cidade (Concitiba).

Em apresentação por videoconferência, o coordenador da Defesa Civil, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, classificou as metas do Plano Setorial de Defesa Civil de Curitiba, com foco no mapeamento de áreas críticas e ações para a percepção de riscos, como fóruns educacionais e de orientação e capacitação da população.

“Se estamos falando que as mudanças climáticas são perigosas e preocupantes, é necessário que a população também tenha esse conhecimento e seja orientada de forma abrangente para que faça a sua parte na adaptação e percepção de riscos. É importante que todo servidor público tenha essa consciência e seja um multiplicador na comunidade”, observou o inspetor Nelson Ribeiro.

Para o coordenador da Defesa Civil, no momento das ocorrências a resposta da Prefeitura deve ser adequada também levar em conta a possibilidade de reincidências. “Com a gestão de desastres e a municipalidade e o sistema de defesa preparados é possível promover reconstrução rápida e eficiente em áreas afetadas”, explicou.

O Plano Setorial de Defesa Civil é um dos sete que fazem parte do Plano Diretor de Curitiba. As ações propostas no plano curitibano são fundamentadas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e na Campanha Mundial para a Construção da Resiliência da Organização das Nações Unidas.

Participantes

Na reunião da Câmara Temática do Concitiba, o vereador Mauro Ignácio representou Poder Legislativo; Mariane Erbanor Romeiro, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon); Jean Michel Galiano, a Associação Comercial do Paraná (ACP); Marcelo Ivanildo dos Santos Alves, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Andrea Luiza Curralinho Braga, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR); Janaína de Fátima Chudzik, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); Vicente Pereira de Freitas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc); Lafaiete Santos Neves, a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR); Mauro Algacir Gonçalves da Costa, a Associação de Moradores Saturno. O vereador Oscalino do Povo foi representado por sua assessoria. Participaram também Aparecida Nogarolli e Maria Tereza Gonçalves, do Curitiba 2035.

De parte do município participaram Aldemar Venâncio Martins Neto, da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcelo Santos, da Defesa Civil, Denise Mitiko Murata, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Gustavo Garret, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito; e Edival Vilar de Araújo Júnior, Mariana Wollmann, Mônica Máximo da Silva, Oscar Schmeiske e Talita Heleodoro, representando o Ippuc. A reunião foi organizada pela secretária-executiva Sheila Branco.