A Defesa Civil de Curitiba participou do evento internacional do grupo Connective Cities, em Niterói (RJ), que aconteceu nos dias 26 a 28 de novembro. Representantes de cidades do Brasil, Alemanha, Argentina, Colômbia, Equador e México participaram da iniciativa e discutiram sobre a resiliência climática e desenvolvimento urbano.
"Quando a cidade recebe o impacto de um evento climático, a resiliência permite que ela se restabeleça de forma mais rápida. Neste encontro nós compartilhamos o que cada local está fazendo para auxiliar neste processo", afirma o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.
Os participantes trocaram experiências, conhecimentos, boas práticas e estratégias. Além de formularem projetos que auxiliem antes, durante e depois de um evento climático local, nacional e internacional.
Gerenciamento de riscos
No encontro, o coordenador da Defesa Civil de Curitiba apresentou o Centro de Gerenciamento de Riscos, lançado no mês de outubro para monitorar as condições climáticas da cidade.
A tecnologia foi o principal foco da apresentação. A sala equipada com telas de vídeo wall permite que a equipe monitore as condições do tempo, além de auxiliar no controle de ocorrências e recebimento de informações de bancos de dados integrados.
"O centro contribui diretamente para um melhor gerenciamento de desastres. Nós podemos fazer um acompanhamento e consequentemente um atendimento mais eficiente", acrescenta Ribeiro.
O coordenador ainda discutiu sobre as iniciativas que a Defesa Civil tem em Curitiba para a resiliência climática, como a gestão integrada através da articulação com diversos setores municipais e o Conhecer Para Prevenir (CPP) que prepara instituições de ensino para o enfrentamento de situações de emergência.