Administrações regionais são preparadas atuar no período de chuvas

Responsáveis pelas dez Administrações Regionais da cidade participaram de uma reunião, nesta terça-feira (19/11), de alinhamento com a Defesa Civil como a última fase de preparação do corpo técnico municipal para a temporada de chuvas mais intensas.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Região Sul deve ser a mais afetada com a intensidade de temporais durante o verão.

"É uma mobilização para reforçar os procedimentos, contatos, planos de contingência e acionamento rápido dos órgãos competentes em caso de uma emergência", pontua o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

A gestão de atendimento à emergência é integrada e composta por diversos órgãos, em cada Regional, sob a coordenação da Defesa Civil.

"Geralmente, a Guarda Municipal, com plantão 24 horas por dia, presta o primeiro atendimento às famílias afetadas, em conjunto com as Administrações Regionais que gerenciam as ações", explica ele.

Servidores da Fundação de Ação Social (FAS), secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, de Obras, de Educação e do Meio Ambiente, junto com os agentes de trânsito integram a rede à disposição das pessoas atingidas por danos provocados por queda de granizo, alagamentos ou vendavais.

"Monitoramos todas as situações, a partir do nosso Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, e nossos profissionais estão sempre a postos para prestar apoio nos locais mais afetados", acrescenta Ribeiro.

Às regionais, um kit de materiais, composto por picaretas, pás, marretas, enxadas e botas, foi entregue no mês de outubro, além do apoio de barcos para salvamento à disposição.

"Periodicamente, capacitações e treinamentos simulados são feitos nas comunidades, Ruas da Cidadania e rede municipal de ensino, como complemento na preparação para adversidades", acrescenta o coordenador da Defesa Civil.