Representantes de 12 municípios da Região Metropolitana participaram de evento sobre a construção de cidades resilientes organizado pela Defesa Civil de Curitiba. A padronização de protocolos a serem adotados durante e, principalmente, antes de uma situação de emergência, como em fortes chuvas, norteou as discussões no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta quinta-feira (17/10).
"Ações de prevenção que envolvam a população são fundamentais para minimizar os impactos de um evento climático", disse o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
De acordo com Nelson, a gestão integrada envolvendo servidores públicos e sociedade é a chave para todas as ações que buscam a resiliência, capacidade de agir e reagir para retomar a normalidade pós-eventos conturbados.
Na outra ponta, ter planos de emergência a serem colocados em prática desde os primeiros momentos de uma situação adversa é fundamental para o bom atendimento à comunidade, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que participou da abertura do evento.
"Durante meus dois anos como secretário municipal de Obras acompanhei de perto os esforços e a prontidão de todo o time da nossa Defesa Civil, sempre pronto a atuar. É um trabalho que valorizamos muito", disse ele.
O encontro serviu para a apresentação de um estudo de caso, pelo município de Quatro Barras, que relatou como foi reagir após fortes chuvas que atingiram o município no mês de maio.
Temáticas
Integrantes da Defesa Civil de Araucária, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Pinhais, Quitandinha, Rio Negro, Piraquara, Mandirituba, Campo Largo, Colombo, Tunas do Paraná e Contenda trocaram ideias sobre captação de recursos para ações e projetos de proteção e Defesa Civil, em palestra de integrantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
O programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), instituído em toda a rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e o funcionamento de planos de auxílio mútuo de empresas com o poder público também foram apresentados.
O encontro regional de Defesa Civil foi prestigiado pelo coronel Raul Kleber de Souza Bueno, responsável por assuntos civis da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, e pela professora Patrícia Sottoriva, do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental.