Noticias
Defesa Civil dá orientações sobre segurança ao utilizar aquecedores e lareiras

Defesa Civil dá orientações sobre segurança ao utilizar aquecedores e lareiras

Nas próximas horas, os termômetros devem marcar uma temperatura mínima de 4ºC na capital, com possibilidade de geada. A máxima, de acordo com previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), não passa dos 16ºC.


Com o tempo mais gelado, muitos curitibanos procuram manter a casa ou o local de trabalho aquecidos. Para evitar que descuidos se transformem em tragédia, a Defesa Civil de Curitiba reforça orientações simples para a segurança ao utilizar aquecedores, lareiras ou fogão a lenha.


Ambiente arejado


Ligou o aquecedor? Hora de abrir uma frestinha da janela ou da porta. O ambiente precisa manter-se arejado para evitar a perda de oxigênio.


"Toalhinha úmida ou tigela com água ajuda a umidecer o ambiente, mas o mais importante é garantir a entrada de ar", diz o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.


Ele reforça que o cuidado é fundamental, principalmente na utilização dos aparelhos a gás. "A ventilação é obrigatória para evitar a intoxicação por monóxido de carbono", reforça Ribeiro.


Nos casos mais extremos, a intoxicação pode levar à chamada "morte branca", que inicialmente provoca um estado de sonolência e deixa a pessoa fraca até a perda de consciência e o óbito.


Nada de adaptar


Deixar toalhas ou roupas para secar em cima do aquecedor é uma péssima ideia. A prática pode provocar um princípio de incêndio.


Colocar álcool em uma lata ou objeto similar para aquecer o ambiente é perigoso. Mais uma vez, os riscos são de intoxicação por falta de oxigênio e de causar um princípio de incêndio.


Manutenção periódica


O ideal é que um profissional habilitado indicado pela fabricante verifique o aquecedor de água semestralmente, para avaliar as condições e trocas necessárias para que o funcionamento continue seguro.


"Hoje existem dispositivos que fazem a detecção do vazamento desse gás. São aparelhos simples que alertam para um possível vazamento", informa Ribeiro.


Instalações elétricas adequadas


Nos últimos tempos, o fogão a lenha voltou a ser a preferência de muitas famílias. "É necessária que seja feita a correta instalação da chaminé, para que a fumaça não permaneça no interior do imóvel", reforça Ribeiro.


É preciso prestar atenção também na lenha utilizada: compre somente produto específico para essa utilização.


Da mesma forma que no uso de fogão a lenha, o cuidado na lareira deve estar em não haver retorno da fumaça para o interior do ambiente.


Lençol térmico


Nunca deixar o lençol término ligado por muito tempo. Cuidar com líquidos que podem ser derrubados na cama e com a utilização do lençol por crianças.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná