Prevenção de acidentes domésticos e em locais públicos foi o foco de instrução ministrada pela Defesa Civil de Curitiba a servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), nesta quarta-feira (31/1). O curso foi uma das etapas práticas do convênio firmado entre a administração pública municipal e o órgão estadual, em 2018.
"O principal objetivo é aumentar a percepção de risco das pessoas em relação aos perigos que se tem no cotidiano", conta o coordenador da Defesa Civil de Curitiba e instrutor do curso, Nelson Ribeiro. O curso foi transmitido por videoconferência para comarcas do interior do Estado.
Em contrapartida, servidores do TJPR deverão participar da formação dos novos guardas municipais, com módulos sobre a prestação de atendimento de qualidade à população.
Além disso, uma primeira capacitação em práticas restaurativas, pelo TJPR, foi desenvolvida com um grupo de 17 guardas municipais de diversos núcleos regionais, neste mês, com carga de 40 horas/aula. O grupo discutiu valores sociais, institucionais e profissionais.
Intercâmbio de conhecimento
A parceria firmada entre as duas instituições permite a integração entre as matérias disponíveis na Escola de Servidores do TJPR (Eseje) e no Centro de Formação e Qualificação Profissional da Guarda Municipal, para qualificação dos respectivos quadros funcionais.
"Essas capacitações visam à constituição de uma polícia mais próxima da comunidade e mais participativa na vida do cidadão. Mas a cooperação entre as instituições não se atêm às práticas restaurativas. Serão ofertados cursos com temáticas diversas, como é o caso deste, ministrado pela Defesa Civil", explica um dos articuladores do convênio, o ouvidor da Secretaria da Defesa Social, Kayan Acassio da Silva.
A prática restaurativa prioriza o diálogo entre os envolvidos, possibilitando a construção em conjunto de soluções mais adequadas para os conflitos.