Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) participaram de um curso para aperfeiçoamento do trabalho em situações de emergência, como enchentes e incêndios. A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira (12/12), na sede da FAS foi oferecida pela Secretaria Municipal da Defesa Social, e reuniu funcionários que trabalham diretamente em casos de calamidade, como supervisores regionais e funcionários administrativos.
Durante toda a tarde, os técnicos receberam informações do papel das secretarias municipais acionadas em casos de emergência, como Abastecimento, Educação e Saúde, além da FAS e Defesa Social. Divididos em seis grupos, os servidores fizeram ainda simulados de situações de emergência e começaram a elaboração do Protocolo de Atendimento da FAS.
O diretor administrativo da FAS, Luciano Dalnegro, explica que as propostas definidas pelos grupos serão reunidas em um documento a ser aprovado pelas diretorias e presidência da instituição. "Esse encontro é extremamente necessário, em virtude da qualificação dos trabalhos e de evitar o desperdício de recursos", disse.
O coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, que orientou o curso, destacou ainda a importância do trabalho de prevenção. Segundo ele, cada regional de Curitiba tem um plano de contingência para situações emergenciais que devem ser revisados todos os anos pela Defesa Civil e servidores. "Precisamos estar atentos porque existem alterações nos territórios e as áreas de atenção mudam", explicou.
O curso Ação Social em Emergências tratou ainda da estrutura da Defesa Civil - que é composta pela Defesa Social, FAS e secretarias da Educação e Abastecimento -, e o plano de contingência e administração de abrigos.