Noticias
Programa ensina crianças de Quatro Barras como prevenir riscos

Programa ensina crianças de Quatro Barras como prevenir riscos

Parceiro da Defesa Civil de Curitiba, o município de Quatro Barras (região metropolitana) começa a implantar na rede de ensino uma versão adaptada do "Conhecer para prevenir". O programa é desenvolvido na capital em parceria com a Secretaria Municipal da Educação para orientar a comunidade escolar sobre como prevenir e identificar situações de risco.


Na cidade vizinha o programa chama "Ensinar para proteger" e está chegando à Escola Municipal Tancredo Neves. Ele representa a segunda parceria com a Defesa Civil de Curitiba. A primeira envolve a fiscalização de obras e edificações.


A primeira ação simulada do "Ensinar para proteger" ocorreu na semana passada, com as 230 crianças da educação infantil e ensino fundamental daquela unidade de ensino. O coordenador da Defesa Civil da capital, Nelson de Lima Ribeiro, participou do evento. Para ele, a adoção da iniciativa é importante na formação dos novos cidadãos, uma vez que envolve os estudantes e famílias.


"Além de levar segurança para alunos, professores e demais trabalhadores da comunidade escolar, o projeto dá às crianças a oportunidade de se familiarizar com a cultura da prevenção em todos os campos e prepara uma geração comprometida com o seu ambiente e com as pessoas. É um trabalho de longo prazo que precisa ser cultivado", disse Ribeiro.


Alcance e futuro


Em 2005, Ribeiro foi o responsável pela criação do projeto que hoje sensibiliza cerca de 750 mil pessoas em Curitiba. Nessa conta estão incluídos os professores, pais e irmãos dos cerca de 140 mil alunos dos 212 centros municipais de educação infantil (CMEIs) ou creches e 185 escolas de ensino fundamental da rede municipal.


Depois de Curitiba, que leva o "Conhecer para prevenir" a todas as unidades da rede municipal de ensino, Quatro Barras é a terceira cidade do Estado a ter uma iniciativa semelhante. A segunda foi Londrina. Por meio dela, todos os estudantes – desde as crianças das unidades de educação infantil – aprendem a se comportar em situações de emergência, como incêndios, alagamentos, ataques de abelhas e invasão das unidades por pessoas estranhas. As atitudes cabíveis são ensinadas à garotada pelos professores treinados.


Já o município de Campo Magro, também na Região Metropolitana de Curitiba, também está se preparando para ter o seu "Conhecer para Prevenir" e, ainda neste semestre, deve fazer a sua primeira ação simulada. Para 2019, adianta Nelson Ribeiro, a Defesa Civil de Curitiba se estrutura para estender a proposta às unidades contratadas da rede municipal de ensino e também a escolas particulares.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná