Noticias
Defesa Civil de Curitiba alerta sobre perigo de nadar em cavas

Defesa Civil de Curitiba alerta sobre perigo de nadar em cavas

Sol e calor favorecem a prática de atividades de lazer refrescantes e aquáticas. Mas nem todos os lugares são adequados e têm as condições necessárias de segurança para nado, principalmente de crianças, adolescentes e idosos. Alguns cuidados básicos, reforçados pela equipe da Defesa Civil de Curitiba, são importantes para que a diversão não termine em acidentes graves.


"É proibido pescar e nadar em cavas. Todos os parques têm sinalização que indica essa proibição, que por vezes é negligenciada e desrespeitada pelos frequentadores", lembra o coordenador de Projetos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Marcelo Santos.


O desconhecimento sobre o terreno e sobre o que se pode encontrar no fundo da cava são perigos que podem acabar em afogamento. "A pessoa não tem como saber o que há embaixo da água, como pedras e galhos. O terreno arenoso também pode acarretar dificuldades para se locomover e sair da água", diz ele.


Além disso, como esses locais são proibidos para o banho, não contam com profissionais habilitados para salvamentos e para um resgate rápido. "É importante ressaltar o risco de contaminação e de doenças que podem advir desse contato com a água, como a leptospirose", acrescenta Santos.



Riscos de saltos


As mesmas orientações valem para nado em rio, locais em que não se tem certeza sobre a profundidade. "Em hipótese alguma deve-se tentar saltar na água, por conta de obstáculos não previstos e choques provocados pelo impacto, que podem levar a sérios danos e lesões físicas permanentes", orienta o integrante da Defesa Civil de Curitiba.



Piscinas


Em piscinas, além dos cuidados básicos, como inspecionar a profundidade máxima, é recomendado verificar periodicamente o sistema de limpeza - ralos e dutos - que devem estar protegidos, evitando que acidentes sejam provocados por "sugamento" de cabelos, braços ou pernas, com imersão repentina.


Em caso de afogamentos e emergências, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná