Defesa Civil ensina como evitar acidentes domésticos

O risco de derrubar uma panela com água quente em uma criança ou de um idoso tropeçar em um tapete podem ser evitados com medidas simples de atenção no cotidiano. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça dicas importantes que podem trazer mais segurança dentro dos lares.

A identificação dos riscos é o primeiro - e importante - passo para que se possam evitar acidentes domésticos, conforme orienta o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro. "Caso perceba-se que uma situação ocorre com frequência, como a colisão com uma mesa de canto ou, ainda, o risco de alguém cair ao apoiar-se em uma superfície com uma toalha muito lisa, por exemplo, é hora de tirar o objeto daquele local, evitando situações mais graves que podem ocorrer", explica Ribeiro.

Sempre que solicitada, a Defesa Civil Municipal ministra palestras para a comunidade a respeito do assunto. Nesta terça-feira (24), foi a vez da paróquia São José das Famílias, no Conjunto Parigot de Souza, receber as orientações. Na sequência, integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, falaram sobre violência doméstica e formas de denúncia.

Em caso de acidentes, deve-se ligar imediatamente para os números de emergência: 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

As solicitações de palestras podem ser feitas pelo e-mail defesacivil@curitiba.pr.gov.br

Orientações da Defesa Civil para evitar acidentes dentro de casa

• * Se tiver crianças em casa, as janelas devem ter grades ou tela de proteção.
  • * Evitar colocar vasos de flores ou outros objetos nos peitoris das janelas, pois em caso de queda podem atingir quem estiver passando embaixo.
  • * Escadarias devem ter corrimão para auxiliar e proteger quem passa pelo local.
  • * Procurar deixar portas fechadas, para evitar que as crianças saiam sozinhas para a rua.
  • * Fósforos, vidros, garrafas, tesouras e facas e outros objetos cortantes devem ficar fora do alcance das crianças. O mesmo vale para remédios, detergentes, tintas e solventes.
  • * Na cozinha, as panelas devem ficar nas bocas de trás do fogão e com os cabos virados para dentro.
  • * O registro do botijão de gás ou aquecedor deve ser fechado depois do uso.
  • * Não usar solvente, produto inflamável, para limpar o fogão.
  • * Observar periodicamente a chama do aquecedor: se não estiver na cor azul, está na hora de fazer revisão nos equipamentos.