Prevenção e conhecimento reduzem o risco de desastres

Servidores da Prefeitura e integrantes da comunidade científica e da Defesa Civil de Curitiba e da região metropolitana participaram do 1º Seminário Municipal de Redução de Riscos de Desastres, nesta segunda-feira (9), no Salão de Atos do Parque Barigui.

"A prevenção é essencial no trabalho de Defesa Civil e é o que nossa equipe tem buscado, inclusive por meio dessa integração e troca de conhecimentos", disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Em dias com previsão de chuva intensa na capital, a Defesa Civil municipal tem emitido alertas antecipados, com orientações para a população. "Desta forma, o cidadão pode adiar um compromisso ou mudar o percurso, o que contribui para a redução de acidentes", salientou o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Durante o evento, Ribeiro explicou sobre a gestão de risco em casos de alagamento e quedas de árvores, os mais comuns registrados na cidade, e falou sobre o protocolo e as respostas dos órgãos públicos a incidentes e desastres.

Também como parte das atividades de prevenção, a Defesa Civil desenvolve o projeto Conhecer para Prevenir, em escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecem os principais fenômenos naturais. Professores, educadores e funcionários das unidades participantes são capacitados em prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e plano de abandono.

Aplicação do treinamento

A diretora da Escola Municipal Elza Lerner, Leda Aparecida Sodré Cordeiro, exemplificou uma situação na qual os treinamentos desenvolvidos periodicamente com a comunidade escolar se mostraram úteis. "No final do ano passado, tivemos um vazamento de gás na escola e a situação foi mais bem gerida por causa do treinamento prévio recebido, pois todos já tínhamos noção do que deveria ser feito", contou ela.

Um novo simulado de atendimento a emergências em ambiente escolar está marcado para esta terça-feira (10/10), a partir das 9h, na Escola Municipal Dom Bosco (Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1.181, CIC). Tanto o seminário quanto o simulado integram a programação de Curitiba para a Semana Nacional de Redução de Desastres, que termina nesta terça-feira.

Riscos estruturais

A equipe da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) falou sobre as atribuições do setor e variáveis da estrutura que são analisadas em uma fiscalização dos técnicos.

Em média, a Cosedi recebe cinco solicitações de vistoria por dia, somente pelo telefone 156, além de atender a solicitações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).