Preparação para situações de emergência reúne profissionais da Educação e da Defesa Social

Ações de prevenção e preparação para saber como agir em situações de emergência e riscos foram assuntos debatidos e praticados nesta quinta-feira (31/08) por profissionais dos núcleos regionais de ensino da Secretaria Municipal da Educação e da Defesa Civil. Eles participam do programa Conhecer Para Prevenir (CPP) desenvolvido em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O evento foi no auditório da Escola Municipal Professor Brandão, na Avenida João Gualberto.

O treinamento ofereceu aos profissionais subsídios para as ações de prevenção e preparação contra possíveis acidentes e desastres, por meio da aplicação de conceitos fundamentais orientados pela Defesa Civil, pelo currículo escolar e também pelos Planos de Preparação para Emergência Local (PPEL) com ações que promovem o envolvimento entre os entes públicos, o empresariado e a comunidade no planejamento conjunto e na execução coordenada de medidas locais de prevenção, preparação, resposta e recuperação, preservando vidas.

"Com esse programa, buscamos inserir uma nova cultura sobre segurança nos espaços escolares. Pela ação formativa podemos mostrar procedimentos que garantem maior segurança para todos nos espaços educativos", destacou o gerente de Planejamento da Defesa Civil, José Carlos Silva.

Princípios de segurança - Entre teoria e prática, os profissionais foram orientados sobre como proceder em casos de incêndio, alagamentos, ataque de abelhas, entre outros desastres naturais. O trabalho com ações práticas permite a propagação dos princípios de segurança global entre a comunidade escolar que podem ser utilizados em qualquer ambiente de concentração de pessoas, como a escola, ou até mesmo em casa, no parque, na rua.

Leile Cristine Benedito é representante do Conhecer para Prevenir no Núcleo Regional de Ensino Cajuru há dois anos e destaca a importância de se aperfeiçoar como multiplicadora para também preparar as escolas e creches da regional. "Com a prática do CPP, as pessoas mudam a visão que têm de segurança que se estende além da unidade educativa. Nós já vivenciamos situações em que um princípio de incêndio colocava crianças em risco. Aplicados os procedimentos aprendidos pelos profissionais foi possível evacuar o local, garantir a proteção dos pequenos, com tempo hábil para o corpo de bombeiros agir", explicou.

Futuro - O Conhecer para Prevenir orienta os estudantes sobre como agir corretamente em situações de risco, como evitar acidentes ou minimizar danos em casos de catástrofe. Desenvolvido em unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 2005, em parceria entre as secretarias municipais da Educação, Defesa Social e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o programa é feito em todas as escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) da rede.

"O objetivo é também semear nos pequenos o desejo por um futuro de maior segurança em relação aos desastres, através de ações educativas para a prevenção e preparação contra as principais adversidades presentes na vida urbana e que são hipóteses do cotidiano", destaca a coordenadora do programa, Maria Cristina Brandalize.

Além de proteger a vida, as ações são decisivas também para minimizar danos e prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. O programa já beneficiou mais de 760 mil pessoas. "Cada criança ou profissional treinado se torna um multiplicador em sua família e comunidade", completa Maria Cristina.

O Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir é assegurado pela Lei Municipal 14579 de 2014 que dispões sobre a implantação do CPP em todas as unidades escolares municipais de Curitiba e escolas conveniadas.