Noticias
Defesa Social coordena simulado de situações de emergência

Defesa Social coordena simulado de situações de emergência

A Brigada de Emergência do Edifício Delta, no Alto da Glória, fez nesta terça-feira (25/04) treinamento simulado de abandono do prédio em emergências, com apoio e coordenação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.


Localizado na Avenida João Gualberto, o edifício abriga órgãos públicos e tem aproximadamente mil trabalhadores. O número médio de visitantes está entre 400 e 700 pessoas, diariamente.


No simulado, os funcionários tiveram que deixar o prédio e se deslocaram à Travessa Itália, próxima do Delta. O treinamento também teve acompanhamento do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município. A Setran isolou parcialmente a Avenida João Gualberto no momento de esvaziamento do edifício.


O treinamento faz parte da implantação do Programa Construindo Cidades Resilientes da ONU/Defesa Civil de Curitiba, que tem objetivo de reduzir acidentes.


"Este é um trabalho preventivo, que possibilita aprendizado e que reflete uma mudança de cultura", disse Nelson Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba. Ele informou que creches e escolas da Prefeitura também fazem este tipo de ação, para treinar as crianças e a comunidade escolar.


O síndico e coordenador da Brigada de Emergência do edifício, Marlon Cardoso, contou que os 53 voluntários que integram a brigada fizeram treinamentos em socorros de urgência e em prevenção e combate a incêndio.


Ele também destacou a importância da participação e parceria de outros órgãos. "Hoje batemos nosso recorde, a evacuação completa do edifício foi feita em apenas dez minutos, sem atropelos e sem prejudicar o trânsito na região", disse.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná