Trabalho da Defesa Civil é discutido em reunião do Grupo de Atividades Fundamentais
Todo o sistema municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba foi apresentado e debatido nesta segunda-feira (6), na primeira reunião do ano do Grupo de Atividades Fundamentais (Graf). O encontro foi no Salão de Atos do Parque Barigui e a nova equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (COMPDEC) se apresentou para o grupo.
A abertura do evento foi feita pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski. "O trabalho de forma integrada da Defesa Civil é muito importante na gestão dos riscos de desastres", afirmou Mikalovski.
"Nós fazemos a retransmissão dos alertas de ocorrências de eventos climáticos que recebemos do Simepar. Temos toda uma rede de proteção para atender às emergências", explicou o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro.
Além do atendimento às emergências, são feitas capacitações rotineiras com servidores da Prefeitura e cada Administração Regional tem um núcleo da Defesa Civil. Este grupo faz o primeiro atendimento em casos de emergências nos bairros de Curitiba.
Durante a reunião também foram apresentados os dez passos da Organização das Nações Unidas (ONU) para se construir uma cidade resiliente aos desastres.
GRAF
Fazem parte do Grupo de Atividades Fundamentais (GRAF) secretários, presidentes e diretores de secretarias, autarquias, fundações e empresas de economia mista da administração direta e indireta da Prefeitura de Curitiba.