Noticias
Limpezas de bueiros e caixas de captação previnem alagamentos

Foto de três trabalhadores efetuando a limpeza de um bueiro, com caminhão ao fundo.

As caixas de captação de águas pluviais e os bueiros da Rua Brigadeiro Franco, entre a Comendador Araújo e Vicente Machado, no Centro, passaram por vistoria e limpeza nesta terça-feira (7). O trabalho é feito pela Prefeitura e ajuda a evitar alagamentos na região Central e nos bairros.


A maioria das demandas para desobstrução de galerias chega pelo telefone 156 e pelos distritos de manutenção da Prefeitura. No local atendido nesta terça, quando chove forte os bueiros não conseguem dar vazão à água, que acaba estragando a calçada.


As equipes contratadas pelo departamento de Pontes e Drenagem fizeram uma sondagem, com retirada do asfalto da Brigadeiro Franco, para desobstruir a galeria pluvial. Também foi usado um caminhão hidrojato sugador para limpar a caixa de captação.


Além disso, a tubulação da antiga galeria foi trocada para melhorar a vazão das águas da chuva. "Durante o verão, as chuvas são mais intensas e precisamos ter a garantia de que os bueiros, as galerias pluviais e caixas de captação estão desobstruídas. Este trabalho ajuda a evitar alagamentos na cidade", explica o vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel.


Neste ano, já foram desobstruídas caixas de captação do Centro, Rebouças, Bom Retiro, Alto da XV e Alto da Glória. O caminhão hidrojato sugador, além de limpar as tubulações, retira terra, areia, lodo, folhas e lixo dos bueiros. As equipes da Secretaria de Obras já chegaram a retirar latas de cerveja, refrigerante, garrafas pets e até roupas dos bueiros.


Em média, por mês, são retirados cerca de 20 metros cúbicos a 30 metros cúbicos de entulhos das caixas de captação e bueiros da cidade. Este material enche três caminhões caçamba da Prefeitura por mês.


Trânsito


Durante os trabalhos desta terça-feira uma das faixas da rua Brigadeiro Franco, do lado direito, próximo à calçada, precisou ser bloqueada para o trânsito. A previsão é que até o fim desta tarde o serviço seja concluído.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná