Simulado de acidente encerra atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres
Um simulado com múltiplas vítimas na Rua da Cidadania da CIC, na próxima sexta-feira (11), marca o fim das atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres da Defesa Civil de Curitiba. A proposta é testar as habilidades das equipes socorristas para o atendimento de emergência, como também orientar a população local e os usuários do equipamento para situações inesperadas.
A operação vai contar com apoio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da CIC, além de voluntários entre profissionais, técnicos socorristas e de emergência. A atividade começa às 8h30.
Durante o mês de outubro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) promoveu diversas atividades em parceria com as subsecretarias regionais de Proteção e Defesa Civil de Curitiba.
Nas dez subprefeituras de Curitiba, servidores municipais, voluntários e usuários dos serviços da Prefeitura participaram de diferentes ações, como blitz educativas, panfletagens, trabalhos de capacitação e orientação, treinamentos especializados e palestra de primeiros socorros.
"O objetivo da Semana Nacional de Redução de Desastre é conscientizar a população, setores públicos e privados, quanto a corresponsabilidade na redução de desastres e a atuação nos momentos de ocorrência", ressalta o chefe de Operações de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, o supervisor José Augusto Grubba.
A integração é uma das formas mais eficientes de tornar a cidade mais resiliente, explica Grubba. "É a capacidade de reduzir os riscos e as vulnerabilidades locais e, em caso de desastres, recuperar-se em curto prazo e com o menor prejuízo possível à população por meio do trabalho interssetorial. Por meio de ações como essas que as cidades se fortalecem e se protegem, observa.