Noticias
Defesa Civil já capacitou 522 voluntários para combate a situações de risco

Defesa Civil já capacitou 522 voluntários para combate a situações de risco

A formação de mais uma turma de voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) no bairro Xaxim, na semana passada, complementa a estratégia de mobilização da população no atendimento e prevenção de situações de risco e emergência. Desde a criação do programa, há sete anos, 522 voluntários passaram pelos cursos de capacitação.


A nova turma, treinada pelos agentes da Defesa Civil da Prefeitura de Curitiba, recebeu os certificados no Lar Dona Nenê, na Regional do Boqueirão. Novos voluntários e participantes veteranos atualizaram seus conhecimentos e estão aptos para participar da rede de 33 Nupdecs cadastrados e atuantes nas dez administrações regionais da cidade.


"Estamos muito satisfeitos com a cooperação e o comprometimento dos voluntários, que atuam na operacionalização dos serviços, na cooperação entre as regionais e nas ações necessárias nesse atendimento emergencial", avaliou o secretário municipal da Defesa Social, Rene Witek.


Para aproximar cada vez mais a comunidade da Defesa Civil, a Prefeitura de Curitiba treina também qualquer morador que queira obter informações e conteúdos sobre a estruturação do órgão, o trabalho dos Nupdec's, atuação voluntária, defesa civil no lar, noções de combate a princípios de incêndio e socorros de urgência.


A enfermeira socorrista Paloma de Lima, de 22 anos, é uma das voluntárias do Nupdec do Xaxim. Mãe de Maria Clara, de 7 anos, Paloma acompanha de perto as obras realizadas pela Prefeitura para melhoria dos locais de risco. A enfermeira também é atuante na creche em que a filha é atendida, se orgulha de estar 'de olho' em tudo o que acontece por lá. "É uma maneira de ajudar e fiscalizar", disse.


O Nupdec também prepara voluntários e colaboradores para enfrentamento em acidentes naturais, como alagamentos e inundações. Pelo Whatsapp, ocorrências ou possíveis problemas no bairro são compartilhadas. "Quando a gente participa do curso, aprendemos a cuidar mais do nosso bairro e uns dos outros. As enchentes, que antes nos deixavam em pânico, não são só um problema do poder público. É uma questão de comportamento e conscientização dos moradores em relação ao próprio lixo. É uma questão de cidadania", observa Paloma.


Os trabalhos preventivos de limpeza e desassoreamento dos rios e canais, bastante frequentes na atual gestão, minimizaram os impactos das chuvas. Mesmo assim, o treinamento inclui o uso de ferramentas que ajudam no socorro e proteção de vítimas de alagamentos. A motobomba, por exemplo, pode esgotar 60 mil litros de água por hora - o equivalente a 120 caixas d'água residenciais de 500 litros. Alguns moradores costumam vistoriar os rios e córregos locais constantemente, orientar as famílias, monitorar o acúmulo de lixo na beirada das manilhas e solicitar limpeza sempre que necessário.


Prevenção


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec), que atua nas dez regionais, observa que o objetivo é aprimorar, cada vez mais, o sistema de resposta nas situações emergenciais. O foco de trabalho está na redução de riscos, desastres e nas atividades de prevenção. "Queremos envolver a comunidade no processo de construção de um ambiente favorável a mudanças de comportamento com o foco na diminuição de riscos e desastres, em áreas de maior vulnerabilidade, realizando ações preventivas", explicou o coordenador da Defesa Civil, João Batista.


Moradora há 32 anos do bairro Xaxim, Julia Taniguchi, de 64 anos, conhece muito bem a região. A preparação dos moradores voluntários nas equipes de defesa tem sido muito importante na prática de medidas de emergência e prevenção. "É essencial a parceria com as instituições e o poder público. Somos os olhos da comunidade em tudo o que acontece na localidade", disse Júlia.


Neira Carmem da Silva passa 12 horas por dia trabalhando pela comunidade. Dos 44 anos de vida, 17 têm sido dedicados à diretoria da creche Lar Dona Nenê e aos alunos que a mãe de Neira, também diretora da creche, cuidava. "Já tivemos momentos de emergência e não tínhamos informações e a preparação que temos hoje. Sem treinamento, numa situação de risco, a pessoa não sabe o que faz. Temos crianças de 2 a 13 anos e, graças à capacitação do curso, sabemos como evitar mais problemas e protegê-las", explicou Neira.


Edson Rocha da Silva, que é conselheiro de saúde, diz que se sente preparado para ajudar na retirada das pessoas das regiões de risco e no isolamento de áreas afetadas. Ele conta que, certa vez, ajudou a comunidade na queda de um poste perto de onde mora. "Coloquei meu colete do Núcleo da Defesa e auxiliei a desviar o trânsito e na movimentação no local. Com a queda de toda a instalação elétrica, a estrutura estava energizada e havia perigo. É muito importante ter essa formação e se atualizar sempre, para colocar em prática as ações emergenciais que aprendemos", explicou Silva, um dos voluntários da Regional do Boqueirão.


Cursos


Os voluntários dos núcleos comunitários das dez regionais recebem orientações e treinamento em 12 horas de capacitação em conteúdo como a estruturação e funcionamento da Defesa Civil, voluntariado, noções básicas e cuidados domésticos (Defesa Civil no Lar), prevenção e combate a incêndios, noções de primeiros socorros, o Plano de Preparação de Emergência Local (PPEL) e o Sistema de Comando de Incidentes (SCI).


Também faz parte do conteúdo as ações em períodos de anormalidade, alertas em caso de incidentes ou desastres; auxílio e realização de abandono da área atingida, conforme procedimentos de segurança contidos no PPEL; dar apoio às equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, com socorro e resgate às vítimas de incidentes ou desastres e auxiliar na instalação e administração de abrigos provisórios.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná