Noticias
Defesa Civil reúne coordenadores regionais para aprimorar ação emergencial na cidade

Defesa Civil reúne coordenadores regionais para aprimorar ação emergencial na cidade

Com base no balanço dos últimos incidentes e transtornos causados pelos temporais desta semana na cidade de Curitiba, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec) reuniu nesta sexta-feira (15) todos os coordenadores das subsecretarias que atuam nas dez regionais para avaliar os serviços prestados e aprimorar o sistema de resposta nas situações emergenciais.


"Fizemos um estudo de caso para compartilhar a experiência das regionais Santa Felicidade e Boa Vista, envolvidas nas últimas ocorrências, a fim de avaliar a atuação das equipes, a operacionalização dos serviços, a cooperação das outras regionais e para promover ajustes que venham a ser necessários nesse atendimento emergencial", explicou o secretário municipal da Defesa Social, Renê Witek.


Para o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor João Batista dos Santos, esse encontro é realizado constantemente e serve para atualizar os procedimentos e conferir cada vez mais eficácia ao sistema de resposta à comunidade. "O sistema de resposta tem de ser efetivo, rápido e eficiente. Nunca se sabe quando ocorrerão os incidentes, desastres e as situações que exigem socorro emergencial", disse Santos. "Na normalidade, trabalhamos insistentemente com a prevenção para as situações de risco", acrescentou o coordenador da Compdec.


Comunicação


Até os grupos de troca de mensagens por aplicativos de celular servem para agilizar a comunicação entre os 36 núcleos comunitários de defesa civil (Nupdecs) existentes na cidade e facilitar a ação conjunta. "Precisamos usar as ferramentas de comunicação disponíveis para agilizar nossa interação e resposta", disse Santos. Além dos grupos de Nupdecs no WhatsAPP, a Defesa Civil municipal mantém outro com os chefes de subsecretarias regionais para acionamento emergencial, pedido de ajuda e repasse de informações oficiais que colaborem nas operações.


Durante o encontro desta tarde, o balanço das ocorrências recentes também serviu para demonstrar a todos as informações que devem ser colhidas e repassadas para a Compdec, a fim de montar um diagnóstico da situação, repassá-lo às autoridades competentes, acionar os serviços e divulgar na imprensa.


"Tratamos ainda a respeito da alimentação do sistema, da atualização do plano de contingência, da abertura do formulário de informação de desastres, entre outras coisas", informou o coordenador técnico da Compdec.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná