Noticias
Situação simulada mostra preparo de estudantes em casos de risco

Situação simulada mostra preparo de estudantes em casos de risco

O programa da Prefeitura de Curitiba "Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP)" encerra suas atividades deste ano implantado em 100% das unidades de ensino da rede pública municipal. Essa meta estava prevista para ser atingida só no final do ano que vem.


Uma simulação de situação de riscos e desastres em escola, feita pelos estudantes nesta quinta-feira (10) na sede da Prefeitura, marcou o encerramento das atividades no ano de 2015. Oito estudantes da Escola Municipal Dom Bosco improvisaram uma sala de aula na sede da Prefeitura para simular o que fazer e como agir em três situações de emergência: tiroteio nas proximidades da escola, vendaval com risco de destelhamento e incêndio. Para cada uma dessas situações, as orientações e procedimentos diferem quanto à proteção e cuidados a serem adotados.


"O programa está em todas as escolas da rede pública municipal, inclusive atende as crianças dos centros de educação infantil, que aprendem o que fazer, como agir e a se proteger diante de alguma emergência", disse o prefeito Gustavo Fruet."É um trabalho continuado para evitar tragédias, por meio do incentivo, valorização e potencialização das iniciativas de prevenção", acrescentou.


O CPP tem o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto aos procedimentos e medidas a serem adotadas diante de situações emergenciais, como acidentes e desastres, além de prevenir para minimizar danos e prejuízos.


Neste mês completará um ano da sanção da lei municipal que transformou o Conhecer Para Prevenir em uma política pública permanente de prevenção e de proteção na cidade. "Precisou transformar em lei para transformar também em uma grande política pública de segurança e de bom atendimento e trabalho de qualidade para as crianças da nossa cidade", disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.


O CPP, parceria das secretarias da Defesa Social e Educação, fecha o ano de 2015 presente em 437 unidades de ensino e com a realização de 1.748 treinamentos simulados de emergência e capacitação. "Ao longo de dez anos, mais de 745 mil pessoas da comunidade escolar foram beneficiadas pelas atividades do programa, entre estas 140 mil crianças, que levam o aprendizado preventivo para dentro de casa e para a vida toda", disse o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor João Batista dos Santos.


Simulação


A estudante Iza Dora do Amaral, de 9 anos, disse que tem aprendido na escola a se defender e a se proteger nas diversas situações. "Sempre que acontece um exercício na escola, chego em casa e conto para a minha mãe. Ela acha legal, se interessa e eu acabo ensinando ela também tudo o que aprendi", disse.


O simulado das crianças na sede da Prefeitura foi seguido de relatos de experiências reais envolvendo situações de emergência.


A chefe do Núcleo Regional de Educação de Santa Felicidade, Marlene Schinda Freire Oliveira, contou sobre um episódio de vazamento de gás na vizinhança e disse que a forma tranquila, calma e organizada com que as crianças abandonaram o prédio e foram para a área designada pela defesa civil chamou a atenção de uma escola particular, que acabou incorporando na instituição ações de prevenção inspiradas no CPP. O segundo relato foi da diretora das Escola Municipal Centro de Educação Integral Professor José Cavallin, Josiane de Oliveira Kottwitz, a respeito de um princípio de incêndio no início do mês de novembro, quando as orientações do programa foram fundamentais para fazer a devida evacuação do prédio.


Homenagem


O idealizador do Conhecer Para Prevenir e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Segurança Pública do município de Curitiba, coronel Renê Witek, recebeu uma medalha e um certificado pelos serviços prestados à comunidade com esse programa. Também foram homenageados a secretária Roberlayne, o prefeito Gustavo Fruet, o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Vanderson Cubas, e a diretora da Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, Giovana Mlinarczyk Muller, pioneira do projeto Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir.


Os trabalhos do CPP renderam ao Município homenagens da Câmara Municipal de Curitiba, do Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e, nos últimos dois anos, o reconhecimento de que esses trabalhos em prevenção contribuíram para o alcance por parte do Brasil das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


Também participaram da solenidade de encerramento das atividades de 2015 do programa "Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir", o chefe da seção de Defesa Civil do comando do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Gabriel Mocelin, os vereadores Hélio Wirbisk e Geovane Fernandes, os secretários municipais de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e do Meio Ambiente, Renato Lima, o superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e secretário-Executivo da Defesa Civil de Curitiba, Antônio Rudolfo Hanauer, a vice-presidente do CPP e integrante do Departamento de Logística da Secretaria da Educação, Maria Cristina Brandalize, além de administradores regionais, coordenadores do programa e chefes de núcleo da Guarda.


Olimpíada de Matemática


Ainda durante a solenidade desta manhã, os estudantes curitibanos medalhistas 11.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Guilherme dos Santos Veríssimo, do 7.º ano da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, conquistou medalha de prata no nível 1, entre estudantes dos 6.º e 7.º anos. Conquistaram medalhas de bronze os estudantes Lucas Duim Dias, da Escola Municipal Erasmo Pilotto no nível 1, de 6.º e 7.º anos, Afonso Lara de Oliveira, nível 1, de 6.º e 7.º ano da Escola Caic Candido Portinari, e Pedro Vitor Colaço, da Escola Municipal Papa João XXIII, no nível 2, 8.º ao 9.º anos.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná