Cerca de 50 brigadistas das empresas que constituem o Plano de Auxílio Mútuo da Cidade Industrial de Curitiba (PAM-CIC) participaram neste fim de semana de uma competição para testar os conhecimentos, a execução de tarefas e a integração entre esses agentes de defesa civil.
Oito equipes mistas de brigadistas foram submetidas a provas nas áreas de meio ambiente, como a separação do lixo, de combate a incêndio com o uso de extintores e mangueiras apropriadas, além de passagem pela casa de fumaça e práticas de primeiros socorros no atendimento a vítimas (reanimação cardiopulmonar, imobilização e colocação em maca).
As provas foram avaliadas por critérios de segurança e tempo de execução, com notas conferidas pelo Corpo de Bombeiros. A equipe vencedora desenvolveu as tarefas em 9 minutos e 54 segundos e alcançou a maior pontuação no quesito segurança (9,26).
"Essa edição da Competição de Brigadas de Emergência do PAM-CIC (Combepam) cumpriu o objetivo de aproximar as brigadas de emergência para uma atuação em conjunto. A integração facilita e promove um intercâmbio de conhecimentos profissionais e técnicos em segurança, que melhora a qualidade das brigadas", disse o representante da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Curitiba no PAM-CIC, o guarda municipal Rodrigo Alípio.
"Resolvemos misturar as equipes porque a intenção não é fazer as brigadas competirem por suas empresas entre si. Não se trata de estimular a rivalidade, mas a integração e o companheirismo", completou o agente Alípio.
A edição de 2015 da Combepam aconteceu no Centro de Treinamento da Vonseg (Rua Felipe Lakoski, 736) na Cidade Industrial de Curitiba e foi promovida pela Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros e pelas empresas que integram o PAM-CIC. Representaram a Prefeitura de Curitiba agentes de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Social e das administrações regionais do Portão e da CIC.