Noticias
Treinamentos de prevenção a emergências ajudam situações reais na Regional Portão

Treinamentos de prevenção a emergências ajudam situações reais na Regional Portão

Diretores das unidades que integram o programa "Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP)" na regional Portão participaram na tarde desta terça-feira (10), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, da cerimônia de encerramento das atividades do programa em 2015. O CPP é um programa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec) com a Secretaria Municipal de Educação, que mobiliza a comunidade escolar o ano todo em torno de diversas ações preventivas e para saber como agir diante de situações emergenciais.


Desde 2014, o Conhecer Para Prevenir está implantado em todas as unidades da rede municipal de ensino da regional Portão. São 19 CMEI, 23 escolas municipais, duas unidades de educação integral e um centro municipal de atendimento especializado, totalizando 45 unidades de ensino da regional. Por meio das atividades desenvolvidas nessas unidades, mais de 38 mil pessoas da comunidade já se beneficiaram com as ações promovidas pelo programa ao longo de dez anos.


Esta semana também acontecem eventos de encerramento nas regionais de Santa Felicidade, Cajuru e na Matriz.


Prevenir salva


No CMEI Nice Braga, as unidades receberam certificado de agradecimento pelo envolvimento e cumprimento das metas do programa Conhecer Para Prevenir. Três professores também apresentaram narrativas sobre situações reais em que os conhecimentos adquiridos nos treinamentos foram o diferencial para transformar uma experiência traumática em exercício de proteção: a vice-diretora da Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo, Elizete Alves, a professora do CMEI João Baptista Fontana, Joana D'arc Valverde, e o professor do CMEI Guilherme Canto Darin, Willimar Sass Júnior.


A coordenadora do CPP pelo Núcleo Regional de Educação do Portão, professora Sueli Ancelmo da Silva, apontou como destaque das atividades em 2015 a constatação de que a comunidade soube responder e agir com eficiência. Ela está à frente da coordenação do programa desde 2013. "No início, sempre se encontrava alguma resistência para a realização dos simulados e treinamentos. A medida que as atividades foram avançando, as pessoas perceberam o quanto é importante conhecer para prevenir e hoje se sabe bem o que fazer diante das adversidades e para diminuir os riscos de incidentes", disse.


Neste ano, foram feitos treinamentos simulados de proteção em caso de tiroteio. "Quase todas as unidades já realizaram esses treinamentos específicos. Os cuidados e procedimentos são diferentes de outras situações emergenciais, como incêndios, em que é preciso abandonar o prédio. Nesse caso, a gente orienta e ensina a se proteger no interior dele", conta o coordenador do CPP pela Guarda Municipal no Portão, Alessandro de Azevedo. Na regional Portão, duas escolas passaram por uma situação real este ano, que envolveu um tiroteio nas ruas próximas. As informações de proteção foram decisivas para a tomada de decisões por parte da direção das escolas e brigadas locais.


A diretora do CMEI Nice Braga, Danielle Braga Bittencourt, lembra que, após simulados constantes, quando houve uma situação real de emergência na unidade por conta de um princípio de incêndio, todos os procedimentos foram feitos com muita naturalidade. "As crianças pensaram que fosse mais uma simulação. A evacuação do prédio foi feita com calma e as crianças saíram tranquilas, em segurança e no menor tempo possível", lembra.


O administrador da Regional Portão, Marco Aurélio Lima de Melo, destacou que o CPP atua na preservação da integridade da comunidade, das escolas e da vida das pessoas.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná