Noticias
Sistema de defesa civil de Curitiba conta com reforço de empresas

Sistema de defesa civil de Curitiba conta com reforço de empresas

A Defesa Civil de Curitiba conta com apoio de 22 indústrias da Cidade Industrial de Curitiba para auxiliar em casos de calamidade ou emergências. Elas fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, o PAM CIC. Em reunião, no Parque Barigui, do Grupo de Atividades Fundamentais (GRAF) da Defesa Civil de Curitiba - formado por secretarias e órgãos da Prefeitura, órgãos estaduais e federais, da comunidade e de integrantes dos 33 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) da cidade -, foi apresentado o trabalho do Plano.


Essas empresas possuem brigadas organizadas e prontas para multiplicar práticas preventivas e para atuar no socorro emergencial em auxílio ao poder público. O plano parte de uma experiência bem-sucedida de integração entre os serviços públicos, a Defesa Civil do Município e as empresas da CIC na prevenção e resposta rápida às situações emergenciais ou catástrofes. Visa a minimizar os danos ou prejuízos econômicos e sociais decorrentes desses incidentes e desastres, bem como o sofrimento das pessoas atingidas.


Quando acionado, o PAM CIC mobiliza, inicialmente, três pessoas de cada empresa integrada - dois brigadistas e um técnico de segurança -, que somam esforços com gestores das nove subsecretarias de Defesa Civil nas administrações regionais, lideranças comunitárias dos 33 Nupdecs, os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec) e o Corpo de Bombeiros. Além dessas forças institucionais, a Defesa Civil de Curitiba possui um cadastro formado por mais de 2,3 mil voluntários.


O administrador regional da CIC, Everton Vargas, informa que tanto as empresas integrantes do PAM CIC, quanto as entidades que dão suporte às ações do poder público nas situações emergenciais desempenham um papel fundamental na organização do auxílio às comunidades afetadas. "Desde a disponibilidade de equipamentos, doações de donativos, de estrutura. É uma parceria público privada eficiente e fundamental para a prestação do socorro adequado na hora em que as pessoas mais precisam de apoio", disse.


Cada empresa se compromete a estruturar as brigadas, capacitar seu pessoal em segurança e prevenção de acidentes e a manter reserva de água para os casos de incêndio.


O técnico em segurança do trabalho Piracy Armando, da Beckton Dickinson (BD), indústria multinacional do ramo de saúde, disse que essa ação integrada estimula e capacita os funcionários para a prevenção de acidentes ou para atuarem nas brigadas de emergência. "As capacitações preparam os funcionários das empresas para o dia a dia da prevenção e isso por si só diminui a quantidade e intensidade dos acidentes. No cenário emergencial, a integração traz benefícios na captação de recursos humanos e materiais para prestar o auxílio à comunidade", comenta Armando, que ocupa a vice-presidência do PAM CIC. Quando presta socorro, a BD abastece os equipamentos de autonomia de respiração, se prontifica a doar parte da produção de seringa e dosador oral para os atendimentos dos serviços de saúde.


Risco zero


A 1ª tenente do Corpo de Bombeiros Rafaela Beckert, coordenadora operacional do PAM CIC, informa que o maior interesse da instituição no Plano é o compromisso de excelência em proceder para reduzir os acidentes, sinistros e a estruturação de sistemas de prevenção. "As empresas são parceiras desde o fornecimento de hidrantes, extintores na emergência, como na postura segura e na responsabilidade social, como uso de equipamentos obrigatórios e de proteção individual (EPIs)", informou. Para ela, essas atitudes fazem do ambiente dessas empresas uma área de "risco zero".


"Uma das empresas, do ramo siderúrgico, ganhou este ano uma premiação por dez anos sem acidentes com afastamento do trabalho. É muito satisfatório saber que uma empresa desse nível está no nosso PAM", disse a oficial do Corpo de Bombeiros.


O superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e secretário-executivo da Compdec, Antonio Rudolfo Hanauer, disse que o olhar da Prefeitura de Curitiba para a implementação de obras de melhoria nos parques, de drenagem e com o objetivo de evitar transtornos e prejuízos causados por alagamentos, garantem equidade e contribuem para minimizar os problemas nas comunidades mais afetadas.


Entre as intervenções e medidas implementadas pela Prefeitura de Curitiba para minimizar o efeito das cheias nos rios que cortam a cidade, destacam-se: a fiscalização da colocação e manutenção das caixas de contenção de água de inundação; a manutenção e limpeza de galerias pluviais; a recuperação e manutenção das cabeceiras de rios; a recuperação da permeabilidade do solo em toda a cidade, fazendo com que a água infiltre no terreno e não vá diretamente para os rios; a ampliação da capacidade de reserva em todas as bacias; a criação de parques como o Guairacá, que reservam a água e, com o término da chuva, liberam-na em fluxo de forma gradativa; as obras de contenção (colocação de taludes nas margens dos rios) e alargamento dos canais (que reflete no aumento da capacidade de reserva dos rios).


O representante da Compdec no PAM CIC, Guarda Municipal Rodrigo Alípio, e o chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba, supervisor José Augusto Grubba, destacaram as respostas rápidas para as empresas e para a população ao redor como saldo dessa ação integrada dos órgãos do município, bombeiros, comunidades e voluntariado.


Participaram também da reunião do Grupo de Atividades Fundamentais (GRAF) da Defesa Civil de Curitiba o coronel Fabio Mariano de Oliveira, Chefe do Estado Maior do Comando do Corpo de Bombeiros; o major Gabriel Mocellin Junior, Chefe da BM/8 - Seção de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros; o coordenador e secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Pleno, coronel Renê Witek; o representante da indústria de gêneros alimentícios Mondelez Internacional, Rodrigo Seabra de Oliveira, que responde pela secretaria-geral do PAM CIC; o administrador da Regional Boa Vista, Osiris Klamas, e a administradora da Regional Santa Felicidade, Maria José Ripol Diniz Serenato.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná