A Prefeitura de Curitiba receberá em solenidade na próxima quinta-feira (20) o selo dos Objetivos do Milênio (ODMs), certificação anual do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do movimento "Nós Podemos Paraná", que premia as boas práticas de empresas e instituições voltadas para o alcance das metas de desenvolvimento definidas no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a Prefeitura receberá a certificação por conta de dez programas e ações desenvolvidos a partir das secretarias municipais da Defesa Social, da Educação e da Mulher.
Dentre os programas destacados, cinco envolvem diretamente o trabalho da Guarda Municipal de Curitiba: a Patrulha Maria da Penha, o "Defesa Civil na Educação: Conhecer Para Prevenir", a Guarda Municipal Mirim (GMM), o Teatro de Fantoches e o programa Cão Amigo.
A Patrulha Maria da Penha, em atividade há pouco mais de um ano e meio, com resultados surpreendentes na proteção das mulheres em situação de violência, foi inscrita na premiação pela Secretaria da Mulher por contribuir na efetividade da Lei Maria da Penha. Ela assegura maior proteção às mulheres que denunciaram seus agressores e garante a eficácia de medidas protetivas de urgência, conforme direito previsto em lei. A reincidência de agressão nos casos acompanhados pela Patrulha caiu a zero.
A Roda de Conversas do Departamento de Política sobre Drogas e o projeto "Conhecer para Prevenir", da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no âmbito da Secretaria Municipal de Defesa Social, também contam com ações premiadas. No caso deste último, em parceria com a educação.
Na Secretaria Municipal de Educação, os projetos a serem certificados são o "Dia Mais que Especial no Comunidade Escola", o "Saladômetro na Educação em Tempo Integral", o Projeto Bullying e o Projeto Cereja, que veio fortalecer a educação de jovens e adultos.
Certificação
No ano passado, o Comunidade Escola, o Conhecer para Prevenir, o projeto EduCultura e a Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) renderam o selo ODM para a Prefeitura. Das cinco edições, a Secretaria Municipal da Educação teve ações reconhecidas em quatro.
O selo é destinado a projetos alinhados com um dos oito objetivos do milênio, que são: acabar com a fome e a miséria; assegurar educação básica de qualidade para todos; garantir igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a aids, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente; e trabalhar pelo desenvolvimento.
Esses projetos têm de ter no mínimo um ano de duração e apresentar resultados qualitativos e quantitativos no sentido de alcançar as metas traçadas na virada do milênio.
Na reunião de Cúpula da ONU, que acontecerá na cidade de Nova York nos dias 25 a 27 de setembro deste ano, os ODMs darão lugar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A expectativa é de que, após o encontro, as 11 metas dos 8 ODM lançadas no ano 2000 para que os países se comprometessem a atingir em 15 anos, serão substituídas pelos 17 ODS e suas 169 metas previstas.
Maior participação
Para a analista técnica do Sesi, Aline Calefi Lima, essa certificação agrega valor aos projetos de responsabilidade social das empresas e instituições premiadas. "Esse alinhamento com os ODM e ODS significa que a empresa ou instituição pactuou compromissos dentro de uma agenda mundial de desenvolvimento", explica.
Ela lembra que o selo é pré-requisito, por exemplo, para empresas que trabalham com exportação e para captação de recursos externos. "É um diferencial, tanto para empresas privadas quanto para instituições públicas e do terceiro setor, pela própria exigência de parceiros externos para apoiar ou patrocinar ações", esclarece.
No ano passado, foram certificados 148 empresas e instituições. Este ano, a participação cresceu e estão sendo premiados 187. Para a 5ª edição do selo ODM o destaque foi o aumento na participação de instituições privadas, se comparado com a participação nas edições anteriores.
5ª Edição do Selo ODM | Premiação
Local: Câmpus da Indústria - Av. Comendador Franco, 1.341
Data: 20 de agosto de 2015 (quinta-feira)
Horário: 17h30