Noticias
Mostra Curitiba - COMPDEC

Mostra Curitiba - COMPDEC

O dia ensolarado e a mostra de serviços municipais Curitiba Mostra Serviços 2015 movimentaram o Parque Barigui neste sábado (18). A mostra, realizada pela Prefeitura das 9h às 17h, foi aprovada pelos curitibanos que aproveitaram o bom tempo para um passeio no parque e para conhecer melhor os serviços e ações desenvolvidos pelas secretarias e órgãos municipais.


Realizada no salão de eventos Expo Renault, a mostra movimentou o espaço e surpreendeu visitantes que ainda não conheciam alguns serviços e programas da Prefeitura e que aprovaram ações como as atividades oferecidas pelos Portais do Futuro, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; e o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde.


"É importante que a Prefeitura vá até a população e que esteja com seus serviços descentralizados", afirma a prefeita em exercício e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. O prefeito Gustavo Fruet ressaltou, em mensagem apresentada na mostra, o trabalho de inclusão e de atendimento a populações vulneráveis que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura.Fruet viajou neste sábado (18) para Roma, integrando um grupo de prefeitos convidados pelo papa Francisco para participar de dois eventos relacionados à sustentabilidade. O Curitiba Mostra Serviços contou ainda com a participação de secretários, diretores, adminitradores regionais e técnicos das secretarias e órgãos da administração direta e indireta.


O secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, explicou que a proposta é realizar a mostra anualmente para estabelecer mais um canal de aproximação entre a administração municipal e a população, além dos canais já existentes, como o serviço telefônico 156. "Apresentamos em um único espaço os serviços que estamos desenvolvendo para que as pessoas saibam o que a Prefeitura pode fazer por elas. É mais um canal entre a administração municipal e a população, para que as pessoas conheçam melhor e saibam como podem utilizar esses serviços", explicou o secretário.


Ele citou como exemplo o projeto, que está em fase de implantação, dos semáforos inteligentes em 30 cruzamentos considerados estratégicos na cidade. Os semáforos inteligentes contam com sistema que evita a interrupção do funcionamento dos faróis quando há falta de energia. O secretário destacou também alguns dos programas desenvolvidos pela secretaria de Saúde, como os Consultórios na Rua que prestam atendimento à população em situação de rua; pela secretaria do Esporte, Lazer e Juventude nos Portais do Futuro, o qual enfatiza o protagonismo jovem e oferece atividades de esporte, lazer e cultura às populações da periferia; e o trabalho de segurança realizado pela Guarda Municipal, entre outros. "A Prefeitura está investindo R$ 100 milhões na iluminação pública da cidade", enfatizou Mac Donald.


Conhecer melhor


A presidente do Clube de Mães do Conjunto Zimbros, localizado no bairro Campo Comprido, Ana Célia Geremias dos Santos de Freitas, de 51 anos, visitou os estandes acompanhada da vizinha de 92 anos Luisa Ribas de Lima e de outros três meninos da comunidade em que mora - Davi e Yago Pereira e Eduardo Vieira que aproveitaram para se divertir em brinquedos instalados pela secretaria do Esporte e Lazer. Ana Célia se mostrou entusiasmada ao receber informações da vice-gestora do Portal do Futuro Bairro Novo, Roselise Stallivieri, sobre as atividades oferecidas gratuitamente nos portais. "Adoro fazer coisas para os idosos e as crianças. Só ouvia falar (dos portais) mas não estava a par do projeto", disse Ana Célia.


Acompanhando as explicações da vice-gestora dos Portais, o menino Davi, de 9 anos, gostou quando ouviu Roselise falar sobre as piscinas aquecidas disponibilizadas à população nos portais, além de outras atividades como aulas de dança e música. "Tem que pagar?", foi a pergunta que o menino insistiu em fazer animado com a ideia de poder utilizar as piscinas. Muito lúcida, apesar de seus 92 anos, e contando que já trabalhou muito na roça, dona Luisa disse que para ela tudo foi novidade, até o Parque Barigui. "Eu não conhecia nem o Parque Barigui, tudo muito bonito", afirmou a senhora.


Ana Célia destacou a importância de conhecer melhor os serviços oferecidos pela Prefeitura, contribuindo ainda mais com a comunidade. Ela também se disse encantada com as hortas que podem ser desenvolvidas em pequenos recipientes, como os apresentados pelos técnicos do programa Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal do Abastecimento. "Peguei todos esses papéis (folhetos) para aprender, as explicações que me deram e quero fazer uma horta comunitária no bairro. Se a gente puder plantar, eles não vão precisar comprar uma cebolinha, uma salsinha, e ajuda a comunidade a economizar", explicou.


A mesma surpresa tiveram as assessoras parlamentares da Câmara de Vereadores de Curitiba, Norma Correia e Suemy Kuabada, que desconheciam o trabalho realizado pelos especialistas do Consultório na Rua, que completa dois anos em atividade no próximo mês. "Esse trabalho de levar atendimento para a rua é que me chamou a atenção, não conhecia. Como assessora parlamentar conheço vários serviços, mas esse eu não sabia. Também não conhecia a Estação da Sustentabilidade", afirmou Norma.


O Consultório na Rua, instalado em trailers, leva atendimento médico, odontológico e oferece testes de HIV à população em situação de rua. A forma de abordagem também é inovadora. Para criar vínculos e afastar os receios existentes entre essa população, os profissionais utilizam como estratégia a realização de rodas de samba e partidas de futebol, entre outras. Instalado em abril, a Estação de Sustentabilidade é um local de entrega voluntária de resíduos recicláveis. Como mais um mecanismo de inclusão social, a proposta é envolver o cidadão na responsabilidade pela geração e destinação do lixo com o aperfeiçoamento da coleta seletiva.


Os participantes puderam conhecer ainda outras ações, como o ônibus Intervidas, que atende usuários de drogas e ações na área de Direitos Humanos e para pessoas com deficiência (PCD) da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As crianças e os adolescentes se divertiram com as atividades recreativas oferecidas, como a parede de escalada, pingue-pongue, tobogã, com os trabalhos de robótica da Secretaria Municipal de Educação, etc. A parte cultural do evento, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), contou com a apresentação da Orquestra à Base de Cordas e de grupos de dança e voz.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná