Noticias
Prefeitura limpa canais extravasores no Tatuquara para evitar alagamentos

Prefeitura limpa canais extravasores no Tatuquara para evitar alagamentos

A Prefeitura de Curitiba realiza, nesta semana, a limpeza de quatro quilômetros de canais extravasores que deságuam no Rio Barigui. A ação da Secretaria Municipal de Obras Públicas ocorre ao longo de diversas vias no bairro Tatuquara e faz parte de um trabalho de prevenção para que quando ocorra aumento de volume de água das chuvas os canais estejam desobstruídos. Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Saúde também realizam visitas em residências e comércio da região para reforçar o alerta contra a dengue.


Durante a operação de desassoreamento com escavadeiras hidráulicas e retroescavadeira, as equipes da Prefeitura realizaram a retirada de entulhos, lixo e vegetação que acabam atuando como agentes de obstrução nos canais.


De acordo com o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Prefeitura, Wilson Machado, o trabalho realizado integra ações permanentes realizadas pela administração municipal. "É importante sempre fazer a manutenção destes canais para que suas dimensões sejam alargadas e desobstruídas", disse Machado.


Ivo Pedroso mora há 24 anos no bairro e aprova o trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura. "Essa limpeza ajuda muito, pois, na hora da enchente precisamos ter esses canais limpos para a água fluir bem", destaca Pedroso, que pede para que a comunidade colabore e não descarte lixo e entulhos na margem dos canais. "As pessoas precisam ter a consciência que todo lixo jogado no rio ou na sua margem acaba indo para o canal e, muita vezes, é este o motivo das enchentes", disse.


"A Regional Pinheirinho tem feito este trabalho de forma contínua. O prefeito Gustavo Fruet sempre pede muita atenção para que estas ações sejam sempre executadas, pois elas minimizam as consequências das chuvas na região", afirmou o administrador da Regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior.


Hauber Junior também ressalta a ação contra a dengue: "Além da conscientização da prevenção contra a dengue, o trabalho conjunto aproxima a Prefeitura da comunidade e permite mapear a área com um levantamento das prioridades para a região" disse .


Ação contra a Dengue


A Regional Pinheirinho faz outro trabalho de prevenção nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de agentes do Distrito Sanitário do Pinheirinho, visitando a população que recebe orientações de como prevenir-se contra a dengue. Mais de 6 mil visitas foram realizadas em um mês.


A Regional Pinheirinho e a Secretaria Municipal de Saúde trabalham em conjunto para o combate à dengue nos bairros da regional. Agentes comunitários de saúde visitam escolas, residências e comércio, para informar e fiscalizar possíveis focos de dengue. O trabalho é desenvolvido por meio das unidades de saúde da regional.


"Realizamos uma grande blitz para alcançar um público maior. As equipes das unidades de saúde receberam o apoio e parceria dos gestores da regional e pudemos desenvolver um trabalho de orientação casa a casa, de reconhecimento de território e com essas abordagens trabalhar as orientações de dengue, leptospirose, orientações sobre acumuladores de lixo. Nós m elhoramos ainda mais a aproximação da comunidade com a saúde e os serviços ofertados na Regional", disse Alessandra Lopes, supervisora do Distrito Sanitário do Pinheirinho.


Alerta


A Secretaria Municipal da Saúde também elaborou informativos epidemiológicos direcionados aos profissionais de saúde das redes pública e privada com um alerta para que, diante dos sintomas – febre alta, dor na cabeça e nos olhos, fadiga – os médicos solicitem exame de sangue do paciente para confirmar a sorologia. "São sintomas que podem facilmente ser confundidos com uma gripe forte", ressalta o secretário Municipal da Saúde, Adriano Massuda. Quando não tratada corretamente, a doença pode evoluir para um quadro mais agressivo.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná