Crianças e Equipes da Prefeitura fazem ação Concentrada de Combate à Dengue no Xaxim
Crianças do bairro Xaxim foram agentes de sensibilização da comunidade, neste sexta-feira (29), sobre a necessidade de combater o mosquito que transmite a dengue. Acompanhadas de equipes da Prefeitura, elas visitaram residências no entorno de equipamentos públicos do bairro.
Coordenada pela Administração Regional do Boqueirão, a atividade envolveu alunos da Escola Municipal Tereza Matsumoto e da Guarda Mirim da escola. Elas abordaram moradores em suas residências fazendo vistoria nos terrenos e orientando moradores, com dicas para impedir a formação de novos criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
Neste ano, no distrito sanitário do Boqueirão, foram identificados 71 focos de Aedes aegypti e nenhum caso confirmados de dengue.
"Este é mais um trabalho da regional em parceria com diversos núcleos e secretarias, que unidos conseguem atingir o objetivo de conscientização e divulgação do combate à dengue" disse o administrador da Regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto.
A atividade iniciou na Rua André Camargo, e ao redor da Praça Amazires Bley Davet.
Aproximadamente 80 crianças da Escola Tereza Matsumoto assistiram a uma pequena peça do Teatro da Dengue, encenada por voluntários da Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo, do bairro Boqueirão. Em seguida, as crianças brincaram com jogos gigantes, cama elástica, perna-de-pau e participaram da revoada de pipa da dengue, sob coordenação do voluntário Mauro das Pipas.
Pedro Couto, de 65 anos, é autônomo e mora em frente à praça onde aconteceu a Ação Concentrada. Ele foi abordado pelas crianças.
"Fiquei sensibilizado com o preparo destas crianças ao pedirem com tamanha educação se podiam entrar no meu quintal e fazer uma vistoria para identificar focos do mosquito", conta.
Os guardas-mirins Camilla Tomacheski de Oliveira, de 9 anos; e Daniel Goedert, 8 anos, deram os parabéns ao morador ao final da vistoria, e disseram que ele mantém o quintal limpo e não deixa nenhum local com água parada.
Couto ressaltou a importância da participação das crianças na ação. "Isso é lindo de ver. Só assim vamos ter um planeta melhor, com crianças dando o exemplo dos cuidados para o combate à dengue", disse.
"Fico feliz em poder ajudar as pessoas e dar dicas que podem salvar a vida delas e dos vizinhos", disse Camilla.
Outra moradora que participou da ação e ficou satisfeita com a medida, foi Claudete Aparecida de Oliveira, moradora há 45 anos no bairro. "Me chamou atenção a movimentação e vim conferir o que era. Tive uma explicação muito boa sobre os tipos de foco do mosquito, como se formam as larvas e os ovos" falou.
A moradora foi atendida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, que levou amostras do mosquito. No local, a equipe esclareceu às crianças e população sobre outras doenças transmitidas por animais.
De acordo com o chefe de serviços do distrito, Maurício Weigert, os agentes da Prefeitura realizam ações permanentes na região. "Realizamos diversas atividades nos bairros promovendo a conscientização do combate à dengue. Isso é permanente, e, ao menos dois mutirões no ano completam o trabalho de conscientização nos bairro da regional Boqueirão" explicou Weigert.
A atividade contou com a participação da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude - que montou atividades de recreação na rua -, Guarda Municipal, Defesa Social, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância Sanitária e servidores da Regional Boqueirão.
Limpeza do Córrego
Maquinas da Prefeitura realizaram durante esta semana a limpeza do Córrego Evaristo da Veiga entre as ruas Cristiano Strobel e Paulo Setubal, no Xaxim. A ação faz parte do trabalho de combate à dengue. O local é onde funciona um dos pontos do Câmbio Verde - serviço da Secretaria Municipal de Abastecimento que permite que a cada 4 quilos de reciclável ou 2 litros de óleo usado, são trocados por frutas e verduras.
As equipes realizaram limpeza dentro do rio e nas margens, além do trabalho de conscientização através da entrega de folhetos educativos do combate à dengue.
Moradora há 25 anos no local, Olivia Machado acompanha o trabalho da Prefeitura. "É muito importante o trabalho que Prefeitura está realizando na região com a limpeza do córrego. É uma pena que as pessoas não tem consciência que jogar lixo no rio prejudica a todos. Já vi até sofá ser jogado aqui" frisou.
A Prefeitura pede para que a população não jogue lixo nos rios e alerta que denúncias de descarte irregular podem se feitas através do telefone 156.