Noticias
23/04/2015 - Defesa Civil recebe apoio do Detran para realizar treinamento

23/04/2015 - Defesa Civil recebe apoio do Detran para realizar treinamento

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), por meio da Escola Pública de Trânsito, inicia nesta terça-feira (14) o apoio ao treinamento dos integrantes das Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil. A temática trânsito também será abordada nas 22 telessalas disponibilizadas pelo Detran.


"Nosso objetivo é compartilhar nosso espaço e contribuir com o aperfeiçoamento profissional", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


A primeira aula do treinamento ocorrerá em Curitiba (Posto Tarumã e Hauer), Paranaguá e São José dos Pinhais e deverá atingir 20 municípios, totalizando 586 vagas em todo o Estado.


De acordo com o Capitão da Defesa Civil, Mario Sérgio Garcez, é importante considerar o tema trânsito neste tipo de treinamento. Serão abordados assuntos como a fiscalização do transporte de produtos perigosos e acidentes que interrompem o tráfego.


"Muitas das ocorrências que a Defesa Civil atende envolvem o trânsito, principalmente nos casos de deslizamentos de terra em rodovias, que interrompem a circulação e oferecem risco à população", diz Garcez. "Nestes casos, os agentes precisam saber quais medidas adotar para evitar e auxiliar em caso de acidentes."


MÓDULOS - O curso vai abranger assuntos relativos à legislação da Defesa Civil, atualização de dados cadastrais no Sistema Informatizado da Defesa Civil, instrução para preenchimento de formulários, plano de contingência, controle de estoque e captação de recursos.


O treinamento é coordenado pela Coordenaria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar em conjunto com o Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.


Confira abaixo a datas do curso em cada região


O curso terá duração de 16 horas


14 e 15 de abril


Locais: Hauer, João Negrão, Paranaguá e São José dos Pinhais


27 e 28 de abril


Locais: Guarapuava, União da Vitória, Cascavel, Ponta Grossa e Irati


29 e 30 de abril


Locais: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo


4 e 5 de maio


Locais: Apucarana, Arapongas, Jacarezinho, Londrina e Posto Londrina


6 e 7 de maio


Locais: Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama


Fonte: Agência de Notícias do Paraná


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná