23/04/2015 - Defesa Civil recebe apoio do Detran para realizar treinamento

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), por meio da Escola Pública de Trânsito, inicia nesta terça-feira (14) o apoio ao treinamento dos integrantes das Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil. A temática trânsito também será abordada nas 22 telessalas disponibilizadas pelo Detran.

"Nosso objetivo é compartilhar nosso espaço e contribuir com o aperfeiçoamento profissional", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A primeira aula do treinamento ocorrerá em Curitiba (Posto Tarumã e Hauer), Paranaguá e São José dos Pinhais e deverá atingir 20 municípios, totalizando 586 vagas em todo o Estado.

De acordo com o Capitão da Defesa Civil, Mario Sérgio Garcez, é importante considerar o tema trânsito neste tipo de treinamento. Serão abordados assuntos como a fiscalização do transporte de produtos perigosos e acidentes que interrompem o tráfego.

"Muitas das ocorrências que a Defesa Civil atende envolvem o trânsito, principalmente nos casos de deslizamentos de terra em rodovias, que interrompem a circulação e oferecem risco à população", diz Garcez. "Nestes casos, os agentes precisam saber quais medidas adotar para evitar e auxiliar em caso de acidentes."

MÓDULOS - O curso vai abranger assuntos relativos à legislação da Defesa Civil, atualização de dados cadastrais no Sistema Informatizado da Defesa Civil, instrução para preenchimento de formulários, plano de contingência, controle de estoque e captação de recursos.

O treinamento é coordenado pela Coordenaria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar em conjunto com o Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

Confira abaixo a datas do curso em cada região

O curso terá duração de 16 horas

14 e 15 de abril