Secretarias discutem medidas estratégicas e de prevenção para Defesa Civil

Representantes da Defesa Civil, de diversas forças de segurança, de secretarias municipais e de administrações regionais reuniram-se na manhã desta sexta-feira (17), no Salão de Atos do Parque Barigui. Foi o 1º encontro deste ano do Grupo de Atividades Fundamentais (Graf) da Defesa Civil de Curitiba. A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, também participou da reunião.

"O Graf atua fortemente na prevenção, mas é bom saber que podemos contar com todos em eventuais casos de reais ocorrências", disse o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social e secretário-executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec), Antonio Rudolfo Hanauer.

O Graf é composto por um representante de cada secretaria municipal e por integrantes de órgãos estaduais e federais. As reuniões são trimestrais e têm objetivos definidos. Entre eles, a e elaboração do Plano Diretor de Proteção e Defesa Civil, planejamento técnico e operacional, plano de contingência local e definição de ações preventivas, entre outros.

No encontro desta sexta-feira, entre os assuntos tratados, esteve a apresentação das atividades do departamento Gestão de Risco da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; apresentação do relatório de atividades de 2014 e discussão sobre ações de Proteção e Defesa Civil para 2015.

Atualmente, a Defesa Civil de Curitiba conta com mais de 2,3 mil voluntários, preparados para atuar e prevenção e situações adversas. Eles atuam em 33 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Entre outras autoridades, participaram do encontro o major da Aeronáutica, Marcelo de Lima Nunes; o major do Exército Andreos Souza; o capitão do Corpo de Bombeiros, Gerson Cândido Rocha Filho; o tenente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Vidal da Silva Jr., e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Também estavam presentes o meteorologista so Simepar Cezar Duquia, secretários municipais e administradores regionais.

Parcerias

O trabalho realizado pelo Graf já permitiu diversas ações preventivas. Entre elas a criação do Plano Diretor de Arborização Pública, com mais de 300 mil árvores cadastradas, e a criação da Lei Municipal que determina a reserva de 25% do imóvel para a infiltração das águas pluviais, o que evita alagamentos e minimiza impactos das chuvas intensas.

Outras ações preventivas são a manutenção e limpeza periódica de rios e lagos, o incentivo a implantação dos Planos de Preparação para Emergências Locais, nos prédios públicos e junto às empresas, criando ações preventivas e evitando a perda de vidas humanas em um incidente ou desastre, e a articulação de grupos comunitários, entidades ou instituições, através da criação dos Nupdecs.

Dentre os órgãos e instituições que pertencem ao Graf, estão Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Fehospar), Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Simepar, Petrobrás, Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), Infraero, Cindacta II, Polícia Rodoviária Federal, 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército.