Edifício Delta é esvaziado em 15 minutos durante simulado de emergência

Cerca de mil pessoas participaram nesta terça-feira (16) do treinamento simulado de abandono do prédio em emergências organizado pela Brigada de Emergência do Edifício Delta Corporate Building, que fica na Avenida João Gualberto, no Alto da Glória. O prédio abriga órgãos públicos e algumas empresas particulares.

Já treinadas para o exercício, as pessoas que estavam no prédio saíram, com tranquilidade, em 15 minutos. Também foi simulada a retirada de uma vítima que estaria desacordada no sétimo andar. A saída da maca com a pessoa imobilizada, pelas escadas, foi feita em cerca de 18 minutos. Os brigadistas também precisaram localizar outra vítima (representada por um boneco) que, em pânico, teria subido pelas escadas ao invés de abandonar o imóvel.

O coordenador da Brigada de Emergência, Marlon Cardoso, conta que último simulado havia sido realizado em 2009. A partir de agora, a ideia é fazer todos os anos quatro atividades de treinamento: uma de formação de filas, uma de deslocamento entre andares, uma de abandono do prédio com data marcada, mas sem horário definido, e outra de abandono sem marcar data nem horário.

A servidora municipal Elaine Maria de Melo Teramatsu, que entrou na Brigada de Emergência este ano, disse que o exercício é muito bom para identificar as dificuldades e avaliar o que pode ser aprimorado. Para ela, seria ideal reduzir o tempo de saída do prédio e também melhorar a comunicação entre os brigadistas.

A "vítima" retirada de maca foi a servidora municipal Isabel Nowacki de Loyola. Ela contou que foi uma experiência nova, mas bem sucedida. "Os brigadistas estavam muito seguros, dedicados, transmitiram segurança e sabiam o que estavam fazendo", afirmou. "A descida foi bem ágil e o que demorou um pouco foi a colocação na maca e a imobilização, mas foi bem feita", disse Isabel.