O posto da Guarda Municipal do Parque Passaúna recebeu neste sábado (13) novos equipamentos para a Defesa Civil de Curitiba. São 94 coletes salva-vidas e 68 rolos de faixas de isolamento, adquiridos com recursos de uma emenda proposta pela Câmara Municipal. O prefeito Gustavo Fruet esteve presente no ato de entrega dos equipamentos.
"São R$ 23 mil que se somam a outros investimentos da Prefeitura na aquisição de equipamentos para a Defesa Civil, fortalecendo também sua estrutura com treinamento e capacitação para que os profissionais possam trabalhar na prevenção de acidentes e na diminuição do impacto de tragédias que acontecem na cidade. Essa mobilização e sensibilização do Poder Lgislativo é importante para que se crie uma rede de cooperação para as instituições públicas de caráter social", afirmou o prefeito.
O superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Osiris Klamas, informou que o material será distribuído para as administrações regionais e guardas municipais para ser utilizado em situações emergenciais da capital paranaense. "Vamos também aprimorar a capacitação para a melhor utilização desses equipamentos. É um material fundamental e que estava em falta, e a emenda proporcionou que conseguíssemos adquiri-lo", disse.
Klamas destacou, ainda, o trabalho conjunto das administrações regionais e da Defesa Civil para ajudar os afetados pela enchente do mês de junho deste ano. "Esse apoio permitiu que a população pudesse receber da Caixa Econômica Federal um valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para ser utilizado na reforma de suas casas e também na concessão da tarifa social da Sanepar, de R$ 1 por três meses", lembrou.
O evento no Parque Passaúna contou com a presença do diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho, do secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, do coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, João Batista dos Santos, e de representantes das administrações regionais.