Noticias
Voltar
Encontro da Defesa Civil discute como enfrentar situações de risco

Encontro da Defesa Civil discute como enfrentar situações de risco

O enfrentamento das situações de riscos e desastres naturais foi o tema principal da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que reuniu em Curitiba mais de 300 pessoas, entre integrantes do poder público, das instituições de ensino e da sociedade civil. O encontro aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigüi, no último sábado (15), promovido pela Prefeitura de Curitiba.


Em todo o Brasil, os municípios estão discutindo maneiras para se tornarem mais resilientes, protegidos e preparados para enfrentar as adversidades naturais. Por isso, as discussões das conferências municipais giram em torno de quatro temas principais, determinados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.


São eles: gestão integrada de risco e resposta a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.


"A conferência em Curitiba foi uma oportunidade para aprofundar as discussões e objetivos dos temas propostos", disse o inspetor João Batista dos Santos, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba. "Os municípios e as comunidades necessitam cada vez mais estarem preparadas para os enfrentamentos das situações de riscos e desastres", afirmou.


Durante o dia, foram produzidos os dez princípios e 30 diretrizes que serão enviados para a conferência estadual, que acontecerá em Curitiba nos dias 10 e 11 de abril. Na conferência, também houve a escolha dos delegados, representantes da sociedade civil, do poder público e de agentes de Defesa Civil, dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e da Comunidade Científica, que irão participar da Conferência Estadual.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná