Noticias
Voltar
Mutirão já retirou 5 caminhões de entulhos de córregos do Alto Boqueirão

Mutirão já retirou 5 caminhões de entulhos de córregos do Alto Boqueirão

A Prefeitura de Curitiba está finalizando esta semana a limpeza de mais de 2.000 metros de canais extravasores como medida de prevenção para que não ocorram alagamentos em alguns bairros do Alto Boqueirão nos meses de janeiro e fevereiro, quando se intensificam as chuvas de verão. Com apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a Regional do Boqueirão executa trabalhos para melhorar a vazão dos córregos. Quando concluída, a intervenção deverá beneficiar mais de mil famílias na região.


Em uma primeira etapa, foram feitos desassoreamento e a limpeza de 900 metros de canais acumuladores, na Vila Pantanal, com a utilização de escavadeiras hidráulicas. Em outros pontos, na Vila Nova, Vila Hortência e Vila Olímpica, mais de 1.100 metros receberam a intervenção. Em alguns pontos as equipes trabalham para melhorar a eficiência de escoamento de maneira manual e com apoio de uma máquina.


Já foram retirados mais de 5 caminhões de entulhos. No montante foram encontrados galhos, portas, tábuas, garrafas pet, latas, pedaços de pano e sacolas, que poderiam provocar o entupimento das tubulações com as chuvas de verão.


"Essas obras, que vinham sendo reivindicadas pelos moradores, irão melhorar a drenagem na região do Alto Boqueirão. É uma medida preventiva de grande importância que poderá ser observada através do escoamento das águas nas galerias neste período de chuvas" diz o coordenador técnico da Regional do Boqueirão, Alessandro Presznhuk.


A ação já é resultado da participação de representantes da comunidade no NUDEC-Núcleo Comunitário da Defesa Civil, que em dezembro passado realizou curso de capacitação com lideranças, esclarecendo a importância de se preservar as margens dos rios, evitar jogar lixo e a prevenção em situações de risco.


O aposentado Gentil da Cruz Camargo, 55 anos, mora há 14 anos na Vila Pantanal e avalia o trabalho da Prefeitura como essencial. "É importante essa limpeza, pois, evita enchentes e garante mais segurança para a comunidade que na hora da chuva vai lembrar que foi feita uma ação preventiva" destacou Camargo.


Do outro lado da linha do trem, na Vila Hortência, o morador Afonso Julci Klein, 61 anos, destaca que a limpeza evita doenças. "Sem esta limpeza, logo poderia ocorrer enchentes e a proliferação de ratos e cobras. Agora, o risco de doenças diminui com o local limpo" comentou Klein.


Outras ações preventivas


Em fevereiro de 2013, a Prefeitura realizou melhorias no córrego da Vila Pantanal, com a colocação de tubos e o desassoreamento do canal, ampliando assim a vazão da água. A medida trouxe tranquilidade para os moradores que não tiveram mais problemas de enchentes na região.


Em outubro, um mutirão retirou 6 toneladas de lixo e entulhos nos canais extravasores. A ação foi promovida em conjunto pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio da Administração Regional do Boqueirão.


A Secretaria de Obras alerta, porém, para a necessidade de a população zelar pela limpeza dos canais. Muitas vezes o escoamento deficiente é causado pelo acúmulo de lixo, que obriga a intervenções periódicas de limpeza para desobstruir as tubulações.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná