O consumo de álcool e a segurança no trânsito foram alguns dos assuntos debatidos na 5ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal em Segurança Pública, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Prefeitura de Curitiba. Estavam presentes representantes de várias secretarias municipais e da Polícia Militar do Paraná, além do prefeito Gustavo Fruet.
"Todos os indicadores apontam a relação direta que existe entre trânsito e álcool", comentou o prefeito. "Por isso, os investimentos em campanhas educativas e a fiscalização serão cada vez mais intensos no município", disse.
O objetivo é aumentar a integração entre as várias áreas da administração municipal que podem contribuir para a redução das mortes no trânsito. O projeto Vida no Trânsito, coordenado pelas secretarias municipais do Trânsito e da Saúde, desenvolve ações efetivas que visam à redução no consumo do álcool, bem como da velocidade no trânsito.
"Ainda neste ano, terá início um trabalho intenso de conscientização junto a proprietários e funcionários de bares e casas noturnas, em relação ao consumo de álcool, especialmente pelo público jovem", antecipou o diretor de Política Pública Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba, Diogo Busse.
"Alguns loteamentos, como a Vila Lorena e o Conjunto Residencial Primavera, são frequentemente vítimas de alagamentos, problema que será minimizado com esta intervenção", diz o coordenador técnico. Segundo Meyer Neto, aquela região possui histórico de enchentes, o que motivou a ação preventiva antes da chegada do próximo verão.
Durante a reunião do GGI, foram apresentados dados de 2012, que cruzam informações das áreas de trânsito e saúde. Os números apontam, por exemplo, o aumento no número de acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas no período da noite e nos fins de semana.
Ações integradas
O programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, que leva orientações de defesa e segurança às escolas municipais, também foi abordado durante a reunião do GGI. Nos últimos anos, 221 mil pessoas receberam o treinamento. Através da parceria com a Defesa Civil municipal, as crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecem os principais fenômenos naturais.
Atualmente, o GGI mantém várias câmaras temáticas de discussões. Entre outros assuntos tratados pelos grupos estão as ações integradas de segurança pública, a prevenção da violência contra a mulher, ações contra o vandalismo e pichação, política de prevenção ao uso de álcool e outras drogas e segurança no trânsito transporte e mobilidade.