Noticias
Voltar
Samu e Siate: você sabe quando ligar para cada um?

Samu e Siate: você sabe quando ligar para cada um?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) recebem juntos, em média 500 ligações diárias de toda Curitiba e região metropolitana. Mas muitas vezes as pessoas, frente ao pânico, acabam ligando para o serviço errado em busca de socorro.

"É preciso saber diferenciar os dois serviços. O Siate, coordenado pelos bombeiros, é responsável pelo atendimento de traumas. Já o Samu atende os casos clínicos", explica Ilmar Carneiro Leão, diretor do Samu. "Cada serviço tem uma referencia hospitalar determinada pela sua central de regulação, por isso é importante chamar o correto. Ganha agilidade e tempo no socorro", ressalta.

O Siate normalmente encaminha as vítimas para os hospitais Evangélico, Cajuru e do Trabalhador. Os três são especializados em traumas. Já o Samu faz o encaminhamento para as Unidades de Pronto Atendimento que realizam atendem as vítimas e, quando necessário, entra em contato com a Central de Leitos para viabilizar uma vaga em um hospital.

Mesmo sendo serviços de órgãos distintos, o contato entre eles é constante. "Alguns dos nossos médicos e enfermeiros realizam atendimento no Siate. Também fornecemos algumas macas e insumos quando eles precisam ou acompanhamos os atendimentos, principalmente quando não se sabe qual é a real proporção da ocorrência", conta Carneiro Leão.

 

Veja abaixo o telefone e que tipo de atendimento cada um dos serviços presta:

 

Samu - 192

As ambulâncias do Samu se deslocam para atender emergências clínicas como, por exemplo:

  • Dores no peito que surgem repentinamente, que podem ser sintomas de problemas no coração.
  • Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento.
  • Perda de consciência, desmaio e hemorragias.
  • Crises de convulsão.

 

Siate - 193

As ambulâncias do Siate atendem traumas e ferimentos como, por exemplo:

  • Acidentes de trânsito com um ou mais feridos.
  • Socorro a vítimas de ferimentos de arma de fogo, faca, estilete canivete, dentre outros.
  • Quedas com ferimentos e fraturas.
  • Ataques de animais, como cães e abelhas.
  • Choques elétricos graves.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná