Embora Curitiba não esteja na rota dos grandes desastres, o município já passou por situações complicadas em relação a eventos adversos, a exemplo da nevada de outubro de 1975. Também as históricas inundações havidas em 1983, 1994 e 1999, que deixaram a cidade em situação de emergência. Além dos desastres naturais, também podemos citar os de causa humana, dentre os quais se destaca a explosão de um caminhão que transportava dinamite no bairro Ahú, em 02 de setembro de 1976, quando 100 pessoas ficaram feridas e duas morreram, além de ter causado consideráveis danos materiais.
Com vista à prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação de situações relacionadas à defesa civil a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através de sua equipe, vem orientado as Administrações Regionais da cidade de Curitiba a desenvolverem seus Planos de Contingência tomando como base as diretrizes da Política Nacional de Defesa Civil.
O Administrador da Regional do Boqueirão Srº Augusto Meyer Neto e equipe estiveram na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba onde realizaram a entrega do Plano de Contingência de Defesa Civil da regional Boqueirão, ao Coordenador Técnico de Defesa Civil, Inspetor João Batista, e ao Supervisor Grubba.
Este plano foi elaborado em conjunto com as Subcomissões de Defesa Civil que compõem a Regional Boqueirão e contemplam um conjunto de procedimentos e ações que nortearão as subcomissões a prestar um atendimento rápido e eficaz, atenuando, desta forma, os impactos decorrentes de diversos tipos de incidentes, devolvendo a normalidade nos locais atingidos, proporcionando a máxima tranqüilidade e segurança às pessoas afetadas.
Durante a entrega o Administrador Regional enfatizou a importância do Plano de Contingência para a cidade de Curitiba, segundo o mesmo: "Este documento servirá de suporte no atendimento de situações de defesa civil, tanto no período de normalidade quanto no período de anormalidade, definindo a responsabilidade de cada setor, visando principalmente proteger a vida da nossa população, um exemplo de boa ação que podem ser desenvolvidas no período de normalidade é a limpeza dos rios e córregos buscando minimizar os danos nas áreas atingidas".