Todas as pessoas que ficaram desabrigadas por causa da forte chuva que caiu em Curitiba nos últimos dias conseguiram voltar para suas casas na manhã deste sábado (22). Com o tempo mais firme, as águas baixaram e as famílias puderam deixar os abrigos montados pela Prefeitura principalmente na CIC, Caximba e Uberaba, regiões mais atingindas pela enchente. Cerca de 500 pessoas foram encaminhadas entre quinta (20) e sexta-feira (21) para escolas e abrigos municipais. O prefeito Gustavo Fruet e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, visitaram nesta sexta (21) a escola municipal Otto Bracarense Costa, na CIC, que foi transformada em abrigo temporário.
A Fundação de Ação Social está com equipes auxiliando as famílias no retorno para suas casas. Os 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade vão continuar acompanhando a situação nos próximos dias, repassando roupas, colchões e móveis (arrecadados através do Disque Solidariedade) para aqueles que necessitarem. Até a manhã deste sábado, mais de 1000 colchões e 700 cobertores já tinham sido entregues. A Defesa Civil também distribuiu 800 metros quadrados de lona plástica para atender casas destelhadas. O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) repassou 500 cestas básicas para as administrações regionais, que irão encaminhar para as famílias atingidas.
As esquipes da Defesa Civil e da FAS continuam em prontidão no caso de novas ocorrências.
Doações de móveis, roupas e eletrodomésticos usados estão sendo recebidas pelo Disque Solidariedade, através do telefone 156.