Noticias
Voltar
Defesa Civil participa de treinamento para salvamento aéreo

Defesa Civil participa de treinamento para salvamento aéreo

Quatro integrantes da Defesa Civil de Curitiba participam do treinamento para salvamento aéreo, realizado nesta semana (de 22 a 26 de abril), na sede do Cindacta, no Bacacheri. O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) segue padrões internacionais de segurança.


"Felizmente, nunca precisamos atuar numa situação real de salvamento aéreo em Curitiba, mas tudo o que aprendemos aqui pode ser utilizado em situações que enfrentamos no dia a dia", explica o supervisor da Guarda Municipal e chefe do setor de Operações da Defesa Civil, José Augusto Grubba, integrante do curso.


Como exemplos, ele citou os procedimentos em atendimentos de emergência e a organização de registros de ocorrências. "São conhecimentos que usaremos na rotina de trabalho da Defesa Civil", diz Grubba.


Ao todo, o treinamento conta com 50 alunos e sete instrutores. Além dos homens da Defesa Civil, participam integrantes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Aeronáutica e representantes da aviação civil. "São instituições que podem contribuir nas buscas e salvamento em casos de acidentes", afirma o coordenador do curso, tenente Marconi Farias de Oliveira.


Com 40 anos de experiência em tráfego aéreo, o coronel Jair Sampaio, consultor do treinamento, explica que a diversificação entre os alunos é proposital. "A ideia é concentrar diversas áreas da sociedade para divulgar bem informações que podem salvar vidas", disse.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná