Defesa Civil participa de treinamento para salvamento aéreo

Quatro integrantes da Defesa Civil de Curitiba participam do treinamento para salvamento aéreo, realizado nesta semana (de 22 a 26 de abril), na sede do Cindacta, no Bacacheri. O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) segue padrões internacionais de segurança.

"Felizmente, nunca precisamos atuar numa situação real de salvamento aéreo em Curitiba, mas tudo o que aprendemos aqui pode ser utilizado em situações que enfrentamos no dia a dia", explica o supervisor da Guarda Municipal e chefe do setor de Operações da Defesa Civil, José Augusto Grubba, integrante do curso.

Como exemplos, ele citou os procedimentos em atendimentos de emergência e a organização de registros de ocorrências. "São conhecimentos que usaremos na rotina de trabalho da Defesa Civil", diz Grubba.

Ao todo, o treinamento conta com 50 alunos e sete instrutores. Além dos homens da Defesa Civil, participam integrantes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Aeronáutica e representantes da aviação civil. "São instituições que podem contribuir nas buscas e salvamento em casos de acidentes", afirma o coordenador do curso, tenente Marconi Farias de Oliveira.

Com 40 anos de experiência em tráfego aéreo, o coronel Jair Sampaio, consultor do treinamento, explica que a diversificação entre os alunos é proposital. "A ideia é concentrar diversas áreas da sociedade para divulgar bem informações que podem salvar vidas", disse.